Categories: Uncategorized

A expectativa de safra recorde de soja na Bahia

A Bahia, principal estado produtor de soja do Matopiba, vive um momento promissor para a safra. O clima tem favorecido o desenvolvimento das lavouras de sequeiro, com chuvas regulares que contribuem para o bom crescimento das plantas.

No entanto, os sojicultores do estado permanecem atentos ao controle de pragas e doenças, que podem impactar a produtividade. Nas áreas irrigadas, onde o plantio começou mais cedo, a colheita já está em andamento e os resultados são positivos.

A Fazenda dos Irmãos Gross, localizada em Formosa do Rio Preto, no oeste da Bahia, tem vivido a constante presença de chuvas, o que tem sido fundamental para o bom desenvolvimento das lavouras de soja. Com 1.900 hectares de soja, sendo 1.600 irrigados, a fazenda colhe frutos de um clima mais favorável em comparação a outras regiões do país.

Nessas áreas irrigadas, a colheita precisou ser paralisada em alguns momentos devido à chuva, mas, por outro lado, a água acumulada tem beneficiado as lavouras de sequeiro, que estão em fase de enchimento dos grãos.

Produtividade da soja

A produtividade na fazenda já supera o desempenho do ciclo passado, o que se deve, em grande parte, ao monitoramento constante e ao controle fitossanitário. Segundo a diretora financeira da propriedade, a antecipação do plantio foi uma estratégia essencial. Isso permitiu que o plantio da segunda safra fosse adiantado, o que só foi possível graças ao plano de controle fitossanitário da Associação de Agricultores Irrigantes da Bahia (Aiba) e da ADAB Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), que visa proteger as lavouras contra pragas e doenças.

No entanto, a Aiba esclarece que a presença dos esporos não significa que a doença já tenha se instalado nas lavouras. O controle eficaz e constante do clima e da umidade tem contribuído para a contenção da ferrugem asiática, e o mofo branco também segue sob controle, devido às ações preventivas dos produtores.

O bom resultado no controle dessas doenças é uma prova do trabalho conjunto entre os produtores e as entidades responsáveis pelo monitoramento. O presidente da IBA destaca que a colaboração entre todos tem sido fundamental para manter a doença sob controle e garantir a qualidade da safra. A expectativa é de que a Bahia colha, em média, 67 sacas de soja por hectare.

O Noroeste

Recent Posts

MT entra em alerta com dois avisos de perigo para chuvas intensas e temporais

Avisos indicam risco de alagamentos, ventos fortes e interrupções no fornecimento de energia em diferentes…

6 horas ago

Cidinho destaca atuação parlamentar, mas diz que Fagundes não tem perfil para governar MT

O ex-senador Cidinho Santos (PP) afirmou que o pré-candidato ao Governo de Mato Grosso, Wellington…

6 horas ago

Com entrega de +130 km de pista nova, duplicação da rodovia BR-163 chega a 230 km em MT

Expedição 163 percorreu a rodovia de Sinop a Nova Mutum nesta quinta-feira, finalizando com a…

6 horas ago

TCE dá prazo de 90 dias para prefeitura ajustar frota de ônibus em MT

Irregularidades foram encontradas durante Operação Transporte Escolar Seguro. Parte das falhas já estão sendo corrigidas…

6 horas ago

Golpistas do MT aplicam golpe em supermercado e usam até perfil falso do governador de Roraima

Polícia investiga fraude de quase R$ 350 mil com uso de WhatsApp e PIX em…

6 horas ago

Ao lado do governador, prefeito inaugura primeiro centro médico 100% pediátrico de Mato Grosso

A inauguração do Centro Médico Infantil (CMI) de Cuiabá, realizada na tarde desta quinta-feira (18),…

6 horas ago