Categories: NacionalUncategorized

Governo firma acordo para integrar agricultura irrigada e segurança energética

Os ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; de Minas e Energia, Alexandre Silveira; e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, assinaram nesta quarta-feira (5) um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para promover a integração entre agricultura irrigada e segurança energética, em conformidade com a Política Nacional de Irrigação (Lei nº 12.787/2013).

A parceria busca superar desafios como infraestrutura energética insuficiente e baixa adoção de tecnologias modernas, com foco em práticas sustentáveis alinhadas ao Plano ABC+ (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono). O objetivo é fortalecer a segurança alimentar e energética, impulsionar a produtividade e gerar empregos no setor agropecuário.

“Este ACT demonstra que o governo tem uma estratégia clara para expandir a agricultura irrigada de forma sustentável, promovendo inclusão socioeconômica e segurança energética”, destacou o ministro Carlos Fávaro.

Durante o evento, também foi lançada a Aliança pelo Desenvolvimento Energético dos Polos e Projetos de Irrigação do Brasil, unindo esforços entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e o Ministério de Minas e Energia (MME).

“A Aliança entre os ministérios garante ações concretas para ampliar o fornecimento de energia às lavouras e incentivar o uso eficiente da irrigação, aproveitando melhor a água e a luz do sol para aumentar a produtividade”, afirmou o ministro Alexandre Silveira.

Atualmente, o Brasil irriga apenas 8,5 milhões de hectares, um número muito inferior ao potencial estimado de 54 milhões de hectares, segundo estudos da Esalq/USP e do MIDR. A expansão da agricultura irrigada pode permitir até três safras anuais na mesma área e gerar até 1,2 empregos por hectare irrigado, aumentando a renda dos produtores e garantindo alimentos mais acessíveis para a população.

“Este é um passo essencial para fortalecer a produção de alimentos de baixa emissão, reduzir desigualdades e ampliar oportunidades para o povo brasileiro”, enfatizou o ministro Waldez Góes.

*Com informações do Ministério da Agricultura e Pecuária

O Noroeste

Recent Posts

MT entra em alerta com dois avisos de perigo para chuvas intensas e temporais

Avisos indicam risco de alagamentos, ventos fortes e interrupções no fornecimento de energia em diferentes…

7 horas ago

Cidinho destaca atuação parlamentar, mas diz que Fagundes não tem perfil para governar MT

O ex-senador Cidinho Santos (PP) afirmou que o pré-candidato ao Governo de Mato Grosso, Wellington…

7 horas ago

Com entrega de +130 km de pista nova, duplicação da rodovia BR-163 chega a 230 km em MT

Expedição 163 percorreu a rodovia de Sinop a Nova Mutum nesta quinta-feira, finalizando com a…

7 horas ago

TCE dá prazo de 90 dias para prefeitura ajustar frota de ônibus em MT

Irregularidades foram encontradas durante Operação Transporte Escolar Seguro. Parte das falhas já estão sendo corrigidas…

7 horas ago

Golpistas do MT aplicam golpe em supermercado e usam até perfil falso do governador de Roraima

Polícia investiga fraude de quase R$ 350 mil com uso de WhatsApp e PIX em…

7 horas ago

Ao lado do governador, prefeito inaugura primeiro centro médico 100% pediátrico de Mato Grosso

A inauguração do Centro Médico Infantil (CMI) de Cuiabá, realizada na tarde desta quinta-feira (18),…

7 horas ago