Categories: Design

Traficantes que vendiam drogas por grupos de WhatsApp e faziam entrega delivery são alvos da PC


A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc), deflagrou, na manhã desta quinta-feira (6), a Operação Hash Wars para cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão contra investigados por atuar com o tráfico de entorpecentes na modalidade delivery.

As ordens judiciais, expedidas pelo Núcleo de Inquérito Policiais (Nipo), foram cumpridas em Cuiabá. Durante os trabalhos, foram apreendidos aparelhos celulares. Os investigados serão ouvidos e indiciados.

A operação é decorrente da Operação After, deflagrada pela anteriormente pela Denarc, no ano de 2021, com foco na apreensão de drogas sintéticas (como MDMA ou ‘ecstasy’ – 3,4-metilenodioximetanfetamina, LSD – dietilamida do ácido lisérgico), além de outras drogas, como cloridrato de cocaína e maconha, por meio da modalidade “delivery”.

As investigações apontaram que os usuários faziam pedido de drogas por meio de aplicativos de mensagens via aparelho celular e recebiam o produto no endereço informado ou entregues diretamente em festas (“baladas”).

As investigações da Denarc apontaram que era realizada uma pré-venda com rateios nos grupos de WhatsApp e/ou oferta individual, e somente após os interessados transferirem os valores correspondentes nas contas dos fornecedores, é que o entorpecente era comprado e rapidamente repassado através de delivery ou retirada em local combinado, mantendo uma logística de forma a evitar prejuízos comum a possível apreensão da droga.

O delegado da Denarc, André Rigonato, explica que as investigações a respeito da comercialização ilícita de drogas e grupos que atuam nesse ramo, demandam investigações de maior complexidade. “A atividade frequente, que merece atenção direta e especial dos órgãos de controle social formal, visa desestabilização de grupos atuantes nesta modalidade criminosa que tanto afeta a sociedade brasileira”, disse o delegado.

Hash Wars

O nome da operação faz referência às embalagens das drogas comercializadas, com a inscrição “Hash Wars” em que “hash” equivale a abreviação de ‘haxixe’, com logomarca semelhante à franquia cinematográfica ‘Star Wars’).

A operação integra os trabalhos do Programa Tolerância Zero, deflagrado pelo Governo do Estado no combate às facções criminosas.

O Noroeste

Share
Published by
O Noroeste

Recent Posts

Procon reforça fiscalização e alerta para cuidados nas compras de Natal

Com a proximidade do Natal e o aumento da circulação de consumidores, o Procon Municipal…

3 horas ago

Votação do Orçamento de 2026 é adiada para esta sexta-feira

O Governo de Mato Grosso realiza, nesta sexta-feira (19.12), o pagamento do 13º salário aos…

4 horas ago

“Salvar vidas não tem preço”, afirma governador ao entregar mais 130 km de duplicação na BR-163

Mauro Mendes destacou avanço histórico na principal rodovia de MT, conquistado em tempo recorde “Dá…

6 horas ago

Governo de MT paga 13º salário dos servidores estaduais nesta sexta-feira (19)

O Governo de Mato Grosso realiza, nesta sexta-feira (19.12), o pagamento do 13º salário aos…

6 horas ago

Presidente do TCE firma cooperação com instituto para destravar desenvolvimento

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, assinou, nesta…

7 horas ago

Governo de MT envia à AL pacote tributário para incentivar indústria e comércio I MT

Proposta reúne ações voltadas à regularização tributária e ao fortalecimento da segurança jurídica para os…

7 horas ago