Pequenos produtores rurais podem e devem exportar os seus produtos. Essa é uma realidade possível com a ajuda do Sebrae, que viabiliza e capacita, e de Trading Companies (Empresas Comerciais Exportadoras), que atuam como intermediárias para a exportação.
Em 2024, as exportações do agronegócio brasileiro registraram o total de US$ 164,4 bilhões. Os dados são do levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, com base em dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e da Secretaria de Comércio Exterior (Siscomex).
De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), apesar do montante ter diminuído 1,3% em relação à 2023, este é o segundo maior valor da série histórica registrada pela pasta.
Números que podem ser dilatados com o interesse de pequenos empreendedores rurais em acessar o mercado internacional.
A equipe do Porteira Aberta Empreender conversou com Márcio de Carvalho, consultor de Comércio Exterior do Sebrae-SP, para entender como micro e pequenos produtores rurais podem romper fronteiras para exportar seus produtos.
No Sebrae há cursos online e gratuitos, em formato EAD, com propostas iniciais sobre o assunto. Além disso, auxilia na preparação para a exportação de produtos rurais desde a viabilização de ferramentas e programas que irão melhorar a produtividade até a busca de novos mercados.
“Por exemplo, o Sebrae já auxiliou, nos últimos anos, produtores do Vale do Ribeira e da Baixada Santista a exportarem suas produções de bananas desidratadas. Esses clientes passaram por capacitações especializadas”, conta Carvalho.
O especialista ainda informa que essa iniciativa faz parte do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), fruto de parceria entre o Sebrae e a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
O Peiex é curso gratuito e capacita empresas brasileiras a iniciarem suas exportações de forma segura e planejada. Todos os setores, incluindo o agronegócio, a indústria de transformação e serviços podem participar.
Além do diagnóstico empresarial e treinamento em comércio exterior, o programa também oferece planos personalizados para acessar mercados internacionais, incluindo oportunidades no e-commerce.
“Produtos provenientes do campo possuem grandes oportunidades e demandas externas, mas que devem ser acompanhadas pela observância de requisitos técnicos e atendimento de certificações que devem ser direcionados”, finaliza o consultor de comércio exterior do Sebrae-SP.
Pequenos produtores de limão Taiti, no Jaíba, norte de Minas Gerais, aderiram ao modelo de comercialização internacional com garantia de preço justo. Conhecida como Fairtrade (preço justo, em português), a certificação conquistada pelos produtores, com a ajuda do Sebrae, abriu portas para países da Europa e Emirados Árabes.
A operação já existe há oito anos e, de 2017 até o terceiro trimestre de 2024, o volume da exportação da fruta cresceu em 400%, passando de 192 toneladas para 820.
Quer saber mais sobre exportação e suas modalidades, como a Fairtrade?
Então assista ao Porteira Aberta Empreender no dia 13/02, quinta-feira, às 17h45. Você também pode conferir na playlist do programa, no YouTube.
O programa é uma produção do Canal Rural em parceria com o Sebrae, e é o lugar certo para você, micro e pequeno produtor rural, descobrir soluções, produtos, serviços e inovações que vão fortalecer seu o empreendedorismo.
No dia 13 de fevereiro, assista ao Porteira Aberta Empreender em um destes canais:
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