Lavouras de soja nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná foram visitadas pela consultoria AgResource Brasil entre o final de janeiro e o início de fevereiro. A conclusão: cenário promissor para a safra 2024/25.
“Em Mato Grosso e Goiás, as lavouras apresentaram boa quantidade de vagens e potencial de produtividade recorde”, diz o levantamento da empresa.
Por outro lado, condições de seca afetaram áreas do sul de Mato Grosso do Sul e do Paraná, além de impactar a produção no Rio Grande do Sul. “No entanto, os ganhos de produtividade no Centro-Norte brasileiro devem compensar as perdas no Centro-Sul, garantindo um balanço positivo na produção nacional”.
Diante do cenário visto, a AgResource estima a produção brasileira de soja em 172,28 milhões de toneladas, o que supera as projeções da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), de 166,3 milhões de toneladas.
O crescimento é impulsionado pelo aumento da área plantada, que deve atingir 47,47 milhões de hectares, e pela recuperação da produtividade média, projetada em 3,63 toneladas por hectare.
“Os principais estados produtores devem apresentar avanços significativos em comparação à safra anterior”, diz a AgResource.
Assim, a consultoria projeta que os quatro principais produtores da oleaginosa no Brasil devem encerrar a safra 2024/25 da seguinte maneira (em milhões de toneladas):
Diante da confirmação do ex-governador Pedro Taques de que assumirá a presidência estadual do PSB…
O senador Wellington Fagundes (PL) lidera todos os cenários na disputa ao Governo de Mato…
A madrugada deste domingo (30) foi marcada por violência em Várzea Grande. Alisson Aparecido da…
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp) interditou, na manhã de sexta-feira (28), uma farmácia…
A Polícia Civil promoveu a 1ª Corrida da Core nesse sábado (29), no Parque Novo…
De acordo com a polícia, o suspeito do crime, um jovem de 27 anos, foi…