Categories: Featured

STF manda liberar caminhões de Mato Grosso usados nos atos de 8 de janeiro em Brasília


Conteúdo/ODOC – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) informe se as restrições sobre os veículos da empresa Fuhr Transportes têm relação com os atos antidemocráticos ocorridos após as eleições de 2022. Caso a resposta seja positiva, os bloqueios devem ser removidos, pois já foram revogados pelo próprio ministro.

Quatro veículos da empresa foram bloqueados no processo em novembro de 2022, após Moraes receber informações sobre um grupo de 115 caminhões a caminho de Brasília para reforçar manifestações nos arredores do Quartel-General do Exército.

A empresa recorreu à Justiça pedindo o desbloqueio de seus bens, alegando não haver provas de seu envolvimento nos atos investigados. Além disso, destacou a necessidade de liberar um de seus veículos danificados para acionar o seguro.

Em novembro de 2023, Moraes ordenou a devolução dos veículos apreendidos. No entanto, em fevereiro de 2024, a Fuhr Transportes informou que a decisão não estava sendo cumprida, pois a Polícia Federal apontava que os veículos continuavam bloqueados, embora não estivessem oficialmente apreendidos. O ministro, então, revogou as restrições.

Apesar disso, a empresa fez um novo pedido para cancelar o bloqueio de alguns veículos, mas Moraes afirmou que não havia mais restrições. A Procuradoria-Geral da República (PGR), no entanto, destacou que o Detran-MT ainda mantinha impedimentos sobre os veículos.

Assim, o ministro solicitou esclarecimentos ao órgão sobre a orem dessas restrições e determinou a liberação imediata dos veículos caso o bloqueio esteja relacionado ao processo em questão.

“Determino que seja oficiado ao Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso para que: (a) informe se o impedimento judicial dos veículos (…) guardam relação com o procedimento em epígrafe; (b) em caso positivo, (…) seja efetuada a imediata liberação    de impedimento judicial do(s) veículo(s) supracitado(s)”, consta na decisão.

O Noroeste

Recent Posts

Maxi Russi desconhece ida de Taques para presidência do PSB I MT

Diante da confirmação do ex-governador Pedro Taques de que assumirá a presidência estadual do PSB…

10 horas ago

Pesquisa; Wellington lidera com 35%; Jayme tem 16%; e Pivetta 15%; veja

O senador Wellington Fagundes (PL) lidera todos os cenários na disputa ao Governo de Mato…

11 horas ago

Homem é morto com facada no pescoço após briga em distribuidora de bebidas em MT

A madrugada deste domingo (30) foi marcada por violência em Várzea Grande. Alisson Aparecido da…

11 horas ago

Prefeitura interdita farmácia por descumprimento de embargo e obra sem alvará em Cuiabá

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp) interditou, na manhã de sexta-feira (28), uma farmácia…

11 horas ago

Primeira Corrida da Core reúne 1,5 mil pessoas no Parque Novo Mato Grosso; veja fotos

A Polícia Civil promoveu a 1ª Corrida da Core nesse sábado (29), no Parque Novo…

11 horas ago

Homem é morto após discussão em bar em Várzea Grande (MT)

De acordo com a polícia, o suspeito do crime, um jovem de 27 anos, foi…

11 horas ago