Câmara aprova lei que reduz cargos na prefeitura e desmembra secretarias em Cuiabá | Mato Grosso

A Câmara de Cuiabá aprovou uma reforma administrativa para reduzir cargos, desmembrar e criar novas secretarias na Prefeitura Municipal. A proposta foi aprovada durante votação em plenário nesta quinta-feira (13).

Segundo o Executivo, a partir de uma análise de impacto financeiro, a prefeitura passa de 812 para 769 cargos, com uma “redução de cargos com altos custos”.

Outros critérios foram levados em consideração durante a análise, como a adequação das remunerações à realidade orçamentária da cidade, a estimativa dos encargos sociais (INSS, FGTS e previdência municipal) e a Avaliação dos efeitos na Lei Orçamentária Anual (LOA) e no Plano Plurianual (PPA).

A votação entre os vereadores teve 23 votos favoráveis e 3 abstenções, pelo Projeto de Lei Complementar (PLC) n° 203/2025 apresentado pelo prefeito Abílio Brunini (PL).

Desmembramento e novas secretarias

 

Conforme o projeto aprovado, as responsabilidades das secretarias de Gestão e Fazenda serão unificadas na nova Secretaria Municipal de Economia (SMEconomia), que cuidará das competências sobre a gestão administrativa, política tributária, fiscalização e ao controle da dívida, além das funções da Contadoria-Geral do Município.

A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer passará suas atividades culturais para a Secretaria Municipal de Cultura – (SMCul), enquanto as políticas desportivas e de lazer serão assumidas por uma nova secretaria, chamada Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEsp).

Outro ponto aprovado foi o desmembramento da antiga Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico que dará lugar à Secretaria Municipal de Agricultura e Trabalho (SMAT). Já a área de desenvolvimento econômico, passa a ser da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SMTur), que incorpora a pasta.

Também foi aprovada a criação da nova Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSeg), sob a justificativa do aumento da criminalidade nos bairros da cidade.

O Noroeste

Recent Posts

Maxi Russi desconhece ida de Taques para presidência do PSB I MT

Diante da confirmação do ex-governador Pedro Taques de que assumirá a presidência estadual do PSB…

12 horas ago

Pesquisa; Wellington lidera com 35%; Jayme tem 16%; e Pivetta 15%; veja

O senador Wellington Fagundes (PL) lidera todos os cenários na disputa ao Governo de Mato…

13 horas ago

Homem é morto com facada no pescoço após briga em distribuidora de bebidas em MT

A madrugada deste domingo (30) foi marcada por violência em Várzea Grande. Alisson Aparecido da…

13 horas ago

Prefeitura interdita farmácia por descumprimento de embargo e obra sem alvará em Cuiabá

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp) interditou, na manhã de sexta-feira (28), uma farmácia…

13 horas ago

Primeira Corrida da Core reúne 1,5 mil pessoas no Parque Novo Mato Grosso; veja fotos

A Polícia Civil promoveu a 1ª Corrida da Core nesse sábado (29), no Parque Novo…

13 horas ago

Homem é morto após discussão em bar em Várzea Grande (MT)

De acordo com a polícia, o suspeito do crime, um jovem de 27 anos, foi…

13 horas ago