Em fevereiro de 2025, a Aprosoja Brasil, juntamente com entidades do setor agropecuário, posicionou-se publicamente contra a inclusão de requisitos da Lei Antidesmatamento da União Europeia (EUDR) nos contratos de compra e venda de soja. O movimento defende a sustentabilidade da soja brasileira e a legislação ambiental nacional, que já estabelece normas rigorosas para a preservação ambiental nas propriedades dos produtores.
De acordo com a Aprosoja, a legislação brasileira já é suficiente para garantir a preservação do meio ambiente e a soja brasileira é especialmente cultivada em áreas de pastagens. Além disso, a Aprosoja questiona a falta de ações semelhantes na União Europeia, como a implementação de exigências ambientais em seus próprios territórios, o que caracteriza, segundo a associação, um protecionismo por parte do bloco europeu.
A Aprosoja reitera que o produtor rural brasileiro é o único no mundo a preservar vastas áreas de vegetação nativa, como margens de rios, topos de morros e nascentes, além de manter uma reserva legal de 20% a 80% de sua propriedade rural, investindo bilhões em preservação ambiental. A associação também destaca que a preservação realizada no Brasil já é exemplar, e propõe que o Código Florestal brasileiro seja adotado globalmente, servindo de modelo para outros países.
Com o compromisso com a sustentabilidade, a Aprosoja deixa claro que não aceitará imposições protecionistas em relação à produção de soja, reafirmando que qualquer exigência adicional, como a da EUDR, só será aceita caso gere um benefício financeiro claro para os produtores. A entidade também sugere que, em um cenário em que os requisitos da EUDR sejam impostos, os produtores devem ser compensados por suas perdas financeiras devido à segregação da soja produzida em áreas desmatadas após 2020.
Avisos indicam risco de alagamentos, ventos fortes e interrupções no fornecimento de energia em diferentes…
O ex-senador Cidinho Santos (PP) afirmou que o pré-candidato ao Governo de Mato Grosso, Wellington…
Expedição 163 percorreu a rodovia de Sinop a Nova Mutum nesta quinta-feira, finalizando com a…
Irregularidades foram encontradas durante Operação Transporte Escolar Seguro. Parte das falhas já estão sendo corrigidas…
Polícia investiga fraude de quase R$ 350 mil com uso de WhatsApp e PIX em…
A inauguração do Centro Médico Infantil (CMI) de Cuiabá, realizada na tarde desta quinta-feira (18),…