Categories: Destaque MT

Árbitro olímpico lidera seminário de Judô neste sábado no ginásio Aecim Tocantins em Cuiabá


A Federação Mato-grossense de Judô (FMTJ) realiza, neste sábado (1), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), o seminário de Arbitragem, com a presença do árbitro olímpico André Mariano.

Voltado para árbitros, técnicos, professores e atletas, o evento ocorre no Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá, a partir das 8h da manhã.

Todas as associações federadas de Mato Grosso participarão e o evento será aberto para as categorias a partir do sub 18. Professores, técnicos e atletas.

André Mariano, uma das principais referências em arbitragem do mundo, sendo membro da Federação Internacional de Judô (IJF). Esteve nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, do Japão e da França. Nesta última ele arbitrou a final dos pesos pesados entre o francês Teddy Riner e o sul-coreano Kim Min-jong.

“Essa é mais uma grande ação da Secel e da Federação Mato-grossense de Judô. Isso mostra o quando nosso estado está trazendo o que há de melhor no cenário mundial do esporte para nossos atletas. O objetivo é um só, fazer com que eles se desenvolvam e conquistem pódios cada vez mais altos”, afirma o presidente da FMTJ, Fernando Moimaz.

O diretor de arbitragem da Federação Mato-grossense de Judô, sensei Fábio Nogueira, que é um dos coordenadores do evento, destaca a bagagem de conhecimento que André Mariano traz para Cuiabá.

“Ele já foi eleito o melhor árbitro olímpico. Devido ao seu grande empenho nas competições internacionais, foi convidado a fazer parte da diretoria da Federação Internacional. Hoje ele é o principal nome de arbitragem, conhecido a nível nacional e internacional”, destaca Nogueira.

Segundo Fábio, o seminário é uma oportunidade de ampliação de conhecimento.

“No evento contaremos com todas as associações federadas de Mato Grosso. Um evento gratuito que a FMTJ está realizando com a SECEL para que o conhecimento seja de acesso a todos e que possam levar para frente. Isso quem ganha é o judô do estado. Pois teremos essa bagagem e conhecimento”, finaliza sensei Fábio Nogueira.

O Noroeste

Recent Posts

Brasil passa os EUA e vira maior produtor de carne bovina do mundo em 2025

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou, no início da tarde desta sexta-feira (19/12), o…

59 minutos ago

CMO aprova parecer do Orçamento de 2026 e texto segue para votação no Congresso

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou, no início da tarde desta sexta-feira (19/12), o…

4 horas ago

MT entra em alerta com dois avisos de perigo para chuvas intensas e temporais

Avisos indicam risco de alagamentos, ventos fortes e interrupções no fornecimento de energia em diferentes…

12 horas ago

Cidinho destaca atuação parlamentar, mas diz que Fagundes não tem perfil para governar MT

O ex-senador Cidinho Santos (PP) afirmou que o pré-candidato ao Governo de Mato Grosso, Wellington…

12 horas ago

Com entrega de +130 km de pista nova, duplicação da rodovia BR-163 chega a 230 km em MT

Expedição 163 percorreu a rodovia de Sinop a Nova Mutum nesta quinta-feira, finalizando com a…

12 horas ago

TCE dá prazo de 90 dias para prefeitura ajustar frota de ônibus em MT

Irregularidades foram encontradas durante Operação Transporte Escolar Seguro. Parte das falhas já estão sendo corrigidas…

12 horas ago