Categories: Featured

Justiça determina suspensão de greve de professores aprovada por sindicato em Lucas do Rio Verde (MT) | Mato Grosso

A Justiça de Mato Grosso determinou a suspensão da greve dos professores da rede municipal de Lucas do Rio Verde, a 360 km de Cuiabá. A decisão foi assinada nesta quinta-feira (27) pela desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, que concedeu decisão provisória impedindo o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) de seguir com a paralisação.

Em nota, o Sintep informou que a decisão tenta impedir a legítima manifestação da categoria por melhores condições de trabalho e valorização profissional, mas que continua aberto à negociação e à construção de um acordo.

Na terça-feira (25), a greve havia sido aprovada em assembleia pelo Sintep estava prevista para começar nesta sexta-feira (28). No entanto, nessa quarta-feira (26), após realizarem uma reunião, o sindicato optou por adiar o início da mobilização para depois do Carnaval.

Na decisão, a desembargadora concluiu que a greve não cumpriu os requisitos legais necessários para ser realizada. Segundo a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, a greve foi decidida sem o esgotamento das negociações e sem planejamento adequado para garantir a continuidade mínima dos serviços educacionais, comprometendo o direito à educação de mais de 14 mil alunos da rede municipal.

O município também alegou na decisão que os professores já receberam Reajuste Geral Anual (RGA) de 4,83%, equivalente ao “índice aprovado pela Câmara Municipal e idêntico ao adotado pelo Governo do Estado de Mato Grosso”. A administração municipal defendeu que a paralisação tem motivação exclusivamente remuneratória, o que caracterizaria abuso do direito de greve, segundo o documento.

A decisão ressalta que o impacto da greve vai além da paralisação dos serviços educacionais e acadêmicos para os estudantes, já que a medida afeta diretamente o direito fundamental à educação, que é garantido constitucionalmente.

“Compromete a segurança alimentar de milhares de crianças que dependem da merenda escolar; desestrutura a rotina das famílias, que precisam reorganizar suas atividades diárias sem um planejamento adequado e interfere na continuidade de programas sociais e de atendimento especializado para alunos com necessidades educacionais específicas”, diz trecho da decisão.

Com a decisão, o sindicato e os filiados estão proibidos de iniciar a paralisação. Em caso de descumprimento, foi estabelecida uma multa diária de R$ 10 mil para a entidade sindical.

Entenda o caso

Quando a greve foi anunciada, o Sindicato assegurou que as aulas serão repostas integralmente ao fim da greve, cumprindo o calendário letivo.

De acordo com o Sintep, a decisão foi tomada após os profissionais terem rejeitado, por unanimidade, as respostas da prefeitura às reivindicações da categoria, como reajuste salarial. Os professores alegaram que as negociações não avançaram e que nenhuma proposta apresentada pela administração pública atendeu “minimamente” às demandas da educação.

Outras reivindicações dos professores são:

  • recomposição do magistério;
  • plano de concessão de licença-prêmio;
  • reestruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS);
  • jornada única de 30 horas;
  • melhoria da infraestrutura das escolas;
  • participação do sindicato nas decisões legislativas;
  • garantia de reposição sem corte de ponto.
O Noroeste

Recent Posts

MT entra em alerta com dois avisos de perigo para chuvas intensas e temporais

Avisos indicam risco de alagamentos, ventos fortes e interrupções no fornecimento de energia em diferentes…

7 horas ago

Cidinho destaca atuação parlamentar, mas diz que Fagundes não tem perfil para governar MT

O ex-senador Cidinho Santos (PP) afirmou que o pré-candidato ao Governo de Mato Grosso, Wellington…

7 horas ago

Com entrega de +130 km de pista nova, duplicação da rodovia BR-163 chega a 230 km em MT

Expedição 163 percorreu a rodovia de Sinop a Nova Mutum nesta quinta-feira, finalizando com a…

7 horas ago

TCE dá prazo de 90 dias para prefeitura ajustar frota de ônibus em MT

Irregularidades foram encontradas durante Operação Transporte Escolar Seguro. Parte das falhas já estão sendo corrigidas…

7 horas ago

Golpistas do MT aplicam golpe em supermercado e usam até perfil falso do governador de Roraima

Polícia investiga fraude de quase R$ 350 mil com uso de WhatsApp e PIX em…

7 horas ago

Ao lado do governador, prefeito inaugura primeiro centro médico 100% pediátrico de Mato Grosso

A inauguração do Centro Médico Infantil (CMI) de Cuiabá, realizada na tarde desta quinta-feira (18),…

7 horas ago