Categories: Agro.MT

Cientistas desenvolvem arroz ecológico que reduz emissões de metano em até 70%

Pesquisadores identificaram um novo caminho para reduzir as emissões de metano nos arrozais, desenvolvendo uma variedade híbrida de arroz capaz de mitigar em até 70% a liberação desse gás de efeito estufa. A descoberta pode ser um marco na agricultura sustentável, especialmente para países produtores como o Brasil.

O estudo revelou que os principais responsáveis pela emissão de metano são substâncias secretadas pelas raízes do arroz, especialmente o fumarato e o etanol. Enquanto o fumarato serve de alimento para microrganismos produtores de metano, o etanol atua como inibidor dessa atividade biológica, reduzindo significativamente a liberação do gás.

Com base nesse conhecimento, os cientistas manipularam geneticamente o metabolismo do arroz para diminuir a secreção de fumarato e aumentar a de etanol, resultando em variedades que emitem menos metano sem comprometer a produtividade.

O desenvolvimento do novo tipo de arroz está em um artigo publicado, em fevereiro, por cientistas da China e da Suécia na revista científica Molecular Plant.

Arroz ecológico é alternativa para a agricultura sustentável

Os testes foram realizados em sete plantações ao longo de três anos e comprovaram que a adoção dessa tecnologia pode contribuir significativamente para a redução do impacto climático do cultivo de arroz. Além da criação de novas variedades, o estudo também sugere manejos específicos que permitem otimizar o uso da tecnologia em lavouras já existentes.

O Brasil é o 12º maior produtor de arroz do mundo (1,4% da produção global), segundo classificação do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) – o Rio Grande do Sul é o estado brasileiro que mais produz o cereal.

O arroz ecológico surge como uma solução viável para produtores preocupados com sustentabilidade e pode se tornar uma alternativa estratégica para atender às crescentes demandas por práticas agrícolas mais responsáveis.

O Noroeste

Recent Posts

MT entra em alerta com dois avisos de perigo para chuvas intensas e temporais

Avisos indicam risco de alagamentos, ventos fortes e interrupções no fornecimento de energia em diferentes…

4 horas ago

Cidinho destaca atuação parlamentar, mas diz que Fagundes não tem perfil para governar MT

O ex-senador Cidinho Santos (PP) afirmou que o pré-candidato ao Governo de Mato Grosso, Wellington…

4 horas ago

Com entrega de +130 km de pista nova, duplicação da rodovia BR-163 chega a 230 km em MT

Expedição 163 percorreu a rodovia de Sinop a Nova Mutum nesta quinta-feira, finalizando com a…

4 horas ago

TCE dá prazo de 90 dias para prefeitura ajustar frota de ônibus em MT

Irregularidades foram encontradas durante Operação Transporte Escolar Seguro. Parte das falhas já estão sendo corrigidas…

4 horas ago

Golpistas do MT aplicam golpe em supermercado e usam até perfil falso do governador de Roraima

Polícia investiga fraude de quase R$ 350 mil com uso de WhatsApp e PIX em…

4 horas ago

Ao lado do governador, prefeito inaugura primeiro centro médico 100% pediátrico de Mato Grosso

A inauguração do Centro Médico Infantil (CMI) de Cuiabá, realizada na tarde desta quinta-feira (18),…

4 horas ago