Categories: Politica MT

Prefeito busca apoio do governo e Ministério da Saúde para conter surtos de dengue e chikungunya


O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, se reuniu neste sábado (1) de carnaval com o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, para discutir o aumento alarmante dos casos de dengue e chikungunya na capital mato-grossense. O encontro foi ampliado, de forma remota, para a participação de representantes do Ministério da Saúde, reforçando o pedido de apoio do município na guerra contra as arboviroses.

Durante a reunião, Abilio destacou a necessidade de uma ação conjunta e imediata. “Esse alinhamento, essa força-tarefa entre prefeitura e governo do Estado é essencial nesse momento. Cuiabá tem muitos problemas de responsabilidade municipal, mas o Estado está estendendo a mão, entendendo a gravidade da situação. Boa parte dos terrenos da cidade virou criadouro do mosquito, e enfrentamos uma Secretaria de Saúde desestruturada. Precisamos de apoio para reverter esse quadro”, afirmou o prefeito.

Diagnóstico

⁠Em janeiro deste ano, a prefeitura decretou emergência na saúde pública e solicitou ao Ministério da Saúde a realização de um diagnóstico das condições da rede municipal. A solicitação resultou na visita de técnicos federais, que inspecionaram unidades de atendimento e promoveram capacitações para profissionais de saúde.

Os dados levantados serão divulgados na próxima semana e embasarão um relatório com medidas para enfrentar o aumento dos casos e reduzir o número de óbitos. A secretária municipal de Saúde de Cuiabá, Lúcia Helena Barboza Sampaio, explicou que o suporte do Ministério da Saúde nesse momento crítico é essencial. “O auxílio do MS é fundamental. A cooperação técnica nos permite implementar medidas mais eficazes e oferecer um atendimento de melhor qualidade para a população contando com a contrapartida do Estado e da União”, ressaltou.

“A situação de Cuiabá preocupa, e a Capital tem o maior número de registros. O diagnóstico que será publicado pelo Ministério da Saúde indicará as direções para fortalecer a rede e melhorar o atendimento”, explicou Gilberto Figueiredo. O secretário estadual destacou ainda que a atuação do poder público precisa ser complementada pelo engajamento da população.

Com o relatório em mãos, prefeitura, Estado e governo federal devem definir novas estratégias para conter o avanço das arboviroses e evitar um colapso na saúde pública.

O Noroeste

Recent Posts

Brasil passa os EUA e vira maior produtor de carne bovina do mundo em 2025

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou, no início da tarde desta sexta-feira (19/12), o…

2 horas ago

CMO aprova parecer do Orçamento de 2026 e texto segue para votação no Congresso

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou, no início da tarde desta sexta-feira (19/12), o…

4 horas ago

MT entra em alerta com dois avisos de perigo para chuvas intensas e temporais

Avisos indicam risco de alagamentos, ventos fortes e interrupções no fornecimento de energia em diferentes…

12 horas ago

Cidinho destaca atuação parlamentar, mas diz que Fagundes não tem perfil para governar MT

O ex-senador Cidinho Santos (PP) afirmou que o pré-candidato ao Governo de Mato Grosso, Wellington…

12 horas ago

Com entrega de +130 km de pista nova, duplicação da rodovia BR-163 chega a 230 km em MT

Expedição 163 percorreu a rodovia de Sinop a Nova Mutum nesta quinta-feira, finalizando com a…

12 horas ago

TCE dá prazo de 90 dias para prefeitura ajustar frota de ônibus em MT

Irregularidades foram encontradas durante Operação Transporte Escolar Seguro. Parte das falhas já estão sendo corrigidas…

12 horas ago