Conteúdo/ODOC – Em sessão virtual realizada entre os dias 24 e 28 de fevereiro de 2025, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) negou, por unanimidade, recurso apresentado pelo deputado federal Emanuelzinho (MDB), que buscava reverter o arquivamento de uma notícia de fato contra Deosdete Cruz Junior, ex-procurador-geral de Justiça e recém-eleito desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
A decisão acompanhou o voto da relatora, conselheira Cíntia Menezes Brunetta, que considerou as alegações do parlamentar frágeis e sem provas concretas. Deosdete foi escolhido para ocupar uma cadeira no TJMT no dia 27 de fevereiro, com posse marcada para 7 de março.
O parlamentar acusava Deosdete de atuar de forma parcial e político-partidária, beneficiando o governador do estado. Contudo, a Corregedoria Nacional do Ministério Público já havia arquivado o caso, afirmando que as denúncias se baseavam em matérias jornalísticas e alegações genéricas, sem indícios de materialidade ou autoria.
A conselheira Brunetta destacou que aceitar denúncias com base apenas em discursos públicos ou homenagens comprometeria a liberdade de expressão e a independência funcional dos membros do Ministério Público. Além disso, citou o artigo 73-A, §2º, incisos II e IV, do Regimento Interno do CNMP, que permite o arquivamento de notícias de fato desprovidas de elementos mínimos para investigação.
Mesmo após a derrota no CNMP, Emanuelzinho ainda tenta barrar a posse de Deosdete Cruz no TJMT por meio de uma reclamação no Supremo Tribunal Federal (STF). O caso aguarda julgamento.
Diante da confirmação do ex-governador Pedro Taques de que assumirá a presidência estadual do PSB…
O senador Wellington Fagundes (PL) lidera todos os cenários na disputa ao Governo de Mato…
A madrugada deste domingo (30) foi marcada por violência em Várzea Grande. Alisson Aparecido da…
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp) interditou, na manhã de sexta-feira (28), uma farmácia…
A Polícia Civil promoveu a 1ª Corrida da Core nesse sábado (29), no Parque Novo…
De acordo com a polícia, o suspeito do crime, um jovem de 27 anos, foi…