Categories: Agro.MT

empresas de café pedem recuperação judicial

A Atlântica Exportação e Importação e a Cafebras, pertencentes à Montesanto Tavares Group Participações, bem como a Companhia Mineira de Investimento em Cafés informaram em nota que apresentaram pedido de recuperação judicial por conta de dívida superior a R$ 2,1 bilhões.

A nota publicada no site das empresas informa que o processo foi distribuído à 2ª Vara Empresarial da Comarca de Belo Horizonte e decorre de crise econômico financeira enfrentada pelas Recuperandas, resultante, principalmente, do número expressivo de rolagens (prorrogação do prazo de entrega).

Além disso, citam a inadimplências dos produtores de café, o elo mais próximo da cadeia, agravadas pelas recentes altas no preço do café e pela desvalorização do real em relação ao dólar como motivos.

Vale lembrar que em novembro de 2024, as tradings Atlântica Exportação e Importação e a Cafebras já tinham protocolado na Justiça pedido para abertura de negociação com seus credores.

A nota conjunta afirma que as companhias reiteram o seu compromisso com colaboradores, clientes, produtores com quem mantém relação comercial e credores. Além disso, informam que estão engajadas nas negociações para “acerto de plano de recuperação responsável e equilibrado”.

A Atlântica Exportação e Importação diz, em seu site, ser responsável por 8% das vendas de café arábica do Brasil, variedade mais usada para a produção de bebidas de alta qualidade.

Sintoma do passivo econômico das empresas recuperandas são os preços futuros do grão arábica, que tiveram alta superior a 120% nos últimos 12 meses, patamar que afetou o bolso de produtores e exportadores

O Noroeste

Recent Posts

Trabalhadora morre eletrocutada ao limpar máquina de descascar alho em Cuiabá

Marli Zulske, de 49 anos, sofreu uma descarga elétrica enquanto limpava uma descascadora de alho…

5 horas ago

Adolescente morre após cair de árvore no quintal de casa em MT

Vítima foi identificada como Ezequiel Lucas Mangere, de 13 anos. Um adolescente de 13 anos morreu…

5 horas ago

Hospital Central é inaugurado após 34 anos de espera em Cuiabá

Unidade conta com 290 leitos e vai atender casos de alta complexidade, com capacidade para…

6 horas ago

Com subsídio do Governo de MT, famílias realizam sonho da casa própria em Primavera do Leste

Programa SER Família Habitação entregou 597 casas do Residencial Jardim dos Ipês em Primavera do…

6 horas ago

“Mudou minha vida; sem subsídio do Governo de MT não teria comprado minha casa”, afirma morador

Governador entregou 597 moradias pelo SER Família Habitação e autorizou obras de infraestrutura e educação…

6 horas ago

Seduc e Polícia Militar fazem formatura de alunos de escolas estaduais militares

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) e a Polícia Militar (PMMT)…

6 horas ago