O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) moveu uma Ação Civil Pública (ACP) contra a Prefeitura de Gaúcha do Norte (a 580km de Cuiabá) por conta de irregularidades no manejo de resíduos sólidos.
Segundo o MPMT, o município mantém um contrato com a empresa Portal do Araguaia Resíduos para o tratamento de lixo, mas está descumprindo as obrigações contratuais, principalmente no que diz respeito à quantidade de resíduos destinada ao aterro sanitário, comprometendo a gestão adequada do lixo.
Além do descumprimento contratual, o município deposita resíduos sólidos no lixão municipal, que funciona de maneira irregular, sem licença ambiental.
Inspeções realizadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA-MT) e pelo Ministério Público constataram falhas graves, como a ausência de controle ambiental, queima de resíduos e a falta de tratamento adequado do chorume, além de substância tóxica gerada pelos resíduos.
Diante das irregularidades, a promotoria de Paranatinga solicitou medidas urgentes, como a abstenção de depositar resíduos sólidos a céu aberto ou sem o devido licenciamento ambiental, a remoção, no lixão, de todo o lixo e entulho ali depositados e a apresentação, no prazo máximo de 90 (noventa) dias, do plano de encerramento do lixão, assegurando a cessação completa das atividades, sob pena de multa diária, os quais foram acatados pela justiça.
A 1ª Vara da Comarca de Paranatinga reconheceu a gravidade da situação, ressaltando os riscos iminentes à saúde pública e ao meio ambiente. Caso a Prefeitura de Gaúcha do Norte não cumpra as determinações, estará sujeita a multas diárias.
Unidade conta com 290 leitos e vai atender casos de alta complexidade, com capacidade para…
Programa SER Família Habitação entregou 597 casas do Residencial Jardim dos Ipês em Primavera do…
Governador entregou 597 moradias pelo SER Família Habitação e autorizou obras de infraestrutura e educação…
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) e a Polícia Militar (PMMT)…
Ao todo, 12 profissionais foram premiados com valores que variam entre R$ 50 mil e…
A 93ª edição da Operação Lei Seca, realizada nesta quinta-feira (18), fiscalizou 200 veículos e…