Conteúdo/ODOC – A senadora Margareth Buzetti (PP) afirmou que a lentidão nas obras do BRT (Bus Rapid Transit) não deve afetar a imagem do governador Mauro Mendes (União Brasil) em uma eventual candidatura ao Senado, nas eleições de 2026.
Para ela, o impasse com o Consórcio BRT, responsável pela execução do projeto, não pode ser creditado ao governador, já que ele herdou a paralisação do antigo VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). “Não acho que prejudica o Mauro, esse BRT e antes o VLT estão travados desde 2010. Mas, claro, ele tem que entregar, vai ter que dar um jeito”, declarou a senadora durante conversa com a imprensa.
Buzetti enfatizou que a conclusão do modal é essencial e defendeu medidas drásticas, se necessário. “Esse BRT tem que sair. Se tiver que tirar o consórcio, tira. Muda, traz gente de fora, mas tem que sair até 2026”, acrescentou.
Diante do atraso nas obras, inicialmente previstas para 2024, o Governo de Mato Grosso optou por romper o contrato com o Consórcio BRT Cuiabá — formado pelas empresas Nova Engevix Engenharia e Projetos S.A., Heleno & Fonseca Construtécnica S.A. e Cittamobi Desenvolvimento em Tecnologia Ltda. Agora, a expectativa é que o sistema esteja concluído até o fim do mandato de Mendes, que precisará deixar o cargo em março de 2026 caso oficialize sua candidatura ao Senado.
Modal mais barato
A senadora também reiterou sua defesa do BRT, apontando que o sistema é mais viável econômica e operacionalmente do que o antigo VLT, projetado para ser entregue durante a Copa do Mundo de 2014, mas abandonado e marcado por escândalos de corrupção.
“Nunca fui a favor do VLT, que é muito caro. É um modal que tem que ser subsidiado altamente pelo poder público e quem paga é o consumidor. Já o BRT é mais barato”, argumentou Buzetti.
O VLT, que custou aos cofres públicos mais de R$ 1 bilhão, foi descartado por Mauro Mendes em 2020, sob a justificativa de que o projeto era inviável financeiramente e estava associado a esquemas de propina desde a gestão do ex-governador Silval Barbosa (2010-2014).
A Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou, no início da tarde desta sexta-feira (19/12), o…
Avisos indicam risco de alagamentos, ventos fortes e interrupções no fornecimento de energia em diferentes…
O ex-senador Cidinho Santos (PP) afirmou que o pré-candidato ao Governo de Mato Grosso, Wellington…
Expedição 163 percorreu a rodovia de Sinop a Nova Mutum nesta quinta-feira, finalizando com a…
Irregularidades foram encontradas durante Operação Transporte Escolar Seguro. Parte das falhas já estão sendo corrigidas…
Polícia investiga fraude de quase R$ 350 mil com uso de WhatsApp e PIX em…