Combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti é fundamental. — Foto: Lucas Garriga/INaturalist
Diante do cenário de aumento significativo das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, chikugunya e zika, a Prefeitura de Colíder, a 648 km de Cuiabá, decretou situação de emergência, no âmbito da saúde pública.
O decreto, publicado no Diário Oficial do Município nessa quinta-feira (5), é válido por 90 dias. De acordo com o painel da Secretaria Estadual de Saúde, Colíder registra 426 casos prováveis de dengue, 138 de chikungunya e um de zika.
A situação causou superlotação no hospital regional do município e cirurgias eletivas foram suspensas para que haja leitos suficientes para atender pacientes acometidos pelas arboviroses. Além dos casos suspeitos, uma morte que teria sido ocasionada por dengue está sendo investigada.
🔎 O decreto estabelece medidas rigorosas para conter a proliferação do Aedes aegypti, entre elas, a entrada forçada em imóveis particulares em situações específicas, campanhas educativas e ações de limpeza intensiva.
Medida também permite o remanejamento e contratação de novos servidores para atuarem diretamente nas ações de combate às doenças bem como a contratação de serviços e a compra de equipamentos que possam contribuir para essa guerra contra as arboviroses.
Como saber se você está com dengue e se é grave
Nem sempre a infecção apresenta sintomas. O indivíduo pode ter uma dengue assintomática ou ter um quadro leve. Mas é preciso ficar atento se a pessoa tiver febre alta (39ºC a 40ºC), de início repentino, acompanhada por pelo menos outros dois sintomas:
❗O ministério alerta que é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados ao apresentar possíveis sintomas de dengue.
A forma grave é a que preocupa. Após o período febril, o indivíduo deve ficar atento aos sinais de alarme:
Avisos indicam risco de alagamentos, ventos fortes e interrupções no fornecimento de energia em diferentes…
O ex-senador Cidinho Santos (PP) afirmou que o pré-candidato ao Governo de Mato Grosso, Wellington…
Expedição 163 percorreu a rodovia de Sinop a Nova Mutum nesta quinta-feira, finalizando com a…
Irregularidades foram encontradas durante Operação Transporte Escolar Seguro. Parte das falhas já estão sendo corrigidas…
Polícia investiga fraude de quase R$ 350 mil com uso de WhatsApp e PIX em…
A inauguração do Centro Médico Infantil (CMI) de Cuiabá, realizada na tarde desta quinta-feira (18),…