Categories: Politica MT

TCE capacita 4 mil servidores sobre gestão e fiscalização de contratos administrativos


O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) iniciou, nesta segunda-feira (10), o curso “Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos”. Realizado em formato híbrido, o encontro alcançou mais de 4 mil servidores de todo o estado, que participaram da primeira aula presencialmente ou pelo canal do órgão no YouTube. 

A capacitação atende a uma demanda apresentada por prefeitos de diversas regiões do estado ao presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, que destacou que a transparência e a legalidade na execução dos contratos administrativos são pilares essenciais para a boa governança e para o atendimento das necessidades da população. 

O presidente Sérgio Ricardo anunciou a capacitação para fiscalização de contratos em reunião ampliada com prefeitos, em 20 de fevereiro

“Esses erros podem resultar em desperdício de recursos, paralisação de obras e serviços e, em casos mais graves, comprometer a credibilidade da administração e podem gerar prejuízos ao erário. É justamente para evitar essas situações que estamos investindo continuamente na capacitação dos agentes públicos”, pontuou o presidente. 

Para o supervisor da Escola Superior de Contas, conselheiro Waldir Teis, o conteúdo é fundamental especialmente porque abrange as novidades trazidas pela nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133). A norma entrou em vigor em 2021 e passou por um período de transição que se encerrou em dezembro de 2023. 

A capacitação é ministrada pelo secretário-geral da Presidência do TCE-MT, Nilson Bezerra

“Na análise de contas vemos muitas falhas na fiscalização. As pessoas às vezes confundem o fiscal de contrato, com quem liquida a despesa, por exemplo. Outro ponto importante que precisa ser considerado é a capacidade de quem vai fiscalizar o contrato, então, sem dúvida, essa orientação vai tirar muitas dúvidas dos gestores”, afirmou. 

Em cinco aulas, o secretário-geral da Presidência do TCE-MT, Nilson Bezerra, tratará sobre temas como planejamento da contratação, conceito e tipos de contrato, e limites da designação de fiscais de contrato. Na ocasião, ele ressaltou a relevância do conteúdo no contexto das trocas que ocorreram nas prefeituras este ano, devido às eleições. 

“Temos muitos novos prefeitos e mesmo entre os que foram reeleitos, também trocaram suas equipes de licitação e contratos. Esse curso é para todos os servidores que, de alguma forma, direta ou indiretamente, desempenham essa função em qualquer uma das áreas, seja de obras, serviços, compras etc.”, explicou Nilson. 

Desta forma, a grade curricular abrangerá servidores de prefeituras, câmaras municipais e demais órgãos da administração direta e indireta dos 142 municípios de Mato Grosso, além de profissionais da área de gestão do próprio TCE-MT e dos Poderes estaduais e órgãos autônomos.

As aulas se estendem até o dia 14, sempre das 13h às 16h20, e são transmitidas ao vivo pela TV Contas (Canal 30.2) e pelo canal do órgão no YouTube.

O Noroeste

Recent Posts

Maxi Russi desconhece ida de Taques para presidência do PSB I MT

Diante da confirmação do ex-governador Pedro Taques de que assumirá a presidência estadual do PSB…

3 horas ago

Pesquisa; Wellington lidera com 35%; Jayme tem 16%; e Pivetta 15%; veja

O senador Wellington Fagundes (PL) lidera todos os cenários na disputa ao Governo de Mato…

4 horas ago

Homem é morto com facada no pescoço após briga em distribuidora de bebidas em MT

A madrugada deste domingo (30) foi marcada por violência em Várzea Grande. Alisson Aparecido da…

4 horas ago

Prefeitura interdita farmácia por descumprimento de embargo e obra sem alvará em Cuiabá

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp) interditou, na manhã de sexta-feira (28), uma farmácia…

4 horas ago

Primeira Corrida da Core reúne 1,5 mil pessoas no Parque Novo Mato Grosso; veja fotos

A Polícia Civil promoveu a 1ª Corrida da Core nesse sábado (29), no Parque Novo…

4 horas ago

Homem é morto após discussão em bar em Várzea Grande (MT)

De acordo com a polícia, o suspeito do crime, um jovem de 27 anos, foi…

4 horas ago