Categories: Variedade

Academia Mato-grossense de Letras realiza 2ª edição do Casa Aberta com homenagem ao Mês da Mulher

O projeto conta com investimentos do Governo de Mato Grosso, por meio da Secel

A Academia Mato-grossense de Letras (AML) realiza a 2º edição do projeto Casa Aberta, nesta quinta-feira (13.3), a partir das 18h, na Casa Barão de Melgaço, em Cuiabá. Com o tema “Mulherar”, alusivo ao mês da Mulher celebrado em março. A iniciativa conta com investimentos do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

“Casa Aberta é algo que já traz a sua proposta embutida na denominação. É só chegar. Aberto para todos os públicos, sem nenhuma restrição de gêneros, etnias ou faixa etária e o prédio centenário da Casa Barão, que sedia a AML, estará com o acesso livre, sendo todos bem-vindos!”, ressalta a presidente da Academia, Luciene Carvalho.

O evento, que é gratuito, contará com diversas atrações. como o Papo Acadêmico com a presença das escritoras Divanize Carbonieri, Lindinalva Correia Rodrigues, Marli Walker e Nilza Queiroz Freire. Mulheres que têm assento na Academia, elas representam a participação feminina ativa que vem se acentuando na instituição nos últimos anos.

Outra atração do evento é a apresentação do documentário Dunga Rodrigues, de Márcio Moreira. Maria Benedita Deschamps Rodrigues, mais conhecida como Dunga Rodrigues, era uma mulher dinâmica, bem humorada e irreverente. Foi pianista, jornalista, cronista social, professora, escritora e memorialista e ocupou a cadeira 39 da Academia Mato-grossense de Letras.

O Casa Aberta ainda terá a sessão “Teatro da Poesia”, com microfone aberto para leitura dramatizada, encenação e declamação, e ainda o Slam da Academia, B-girls e DJ. A programação se estende até as 21h30.

Sobre as escritoras do “Papo Acadêmico”

Nilza Queiroz, primeira presidente da Academia Mato-grossense de Letras (AML), é autora dos livros “A Escola que eu Vivi”, “Crônicas da Cidade Verde” e “Professora Alina: uma educadora além do seu tempo”.

Lindinalva Correia Rodrigues, escritora do livro “Direitos Humanos das Mulheres na História” é palestrante de âmbito nacional, nas áreas de violência de gênero; direitos humanos das mulheres; violência contra a mulher e Lei Maria da Penha.

Marli Walker, professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, é autora dos livros de poesia “Pó de serra (2006/2017), “Águas de encantação” (2009), “Apesar do amor” (2016), contemplado pelo edital do Ministério da Educação (MEC) para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), em 2018 , e “Jardim de ossos” (2020).

E, Divanize Carbonieri, professora de Literatura de Língua Inglesa na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com 10 livros de ficção publicados, entre eles “Entraves” (poesia, 2017), contemplado com o Prêmio Mato Grosso de Literatura; “Passagem estreita” (contos, 2019), finalista do Prêmio Jabuti; “A ossatura do rinoceronte” (poesia, 2020), vencedor do Prêmio Flipoços; “Nojo” (contos, 2020); e “Nave alienígena” (contos, 2022).

*Supervisão de Cida Rodrigues

O Noroeste

Recent Posts

Maxi Russi desconhece ida de Taques para presidência do PSB I MT

Diante da confirmação do ex-governador Pedro Taques de que assumirá a presidência estadual do PSB…

12 horas ago

Pesquisa; Wellington lidera com 35%; Jayme tem 16%; e Pivetta 15%; veja

O senador Wellington Fagundes (PL) lidera todos os cenários na disputa ao Governo de Mato…

12 horas ago

Homem é morto com facada no pescoço após briga em distribuidora de bebidas em MT

A madrugada deste domingo (30) foi marcada por violência em Várzea Grande. Alisson Aparecido da…

13 horas ago

Prefeitura interdita farmácia por descumprimento de embargo e obra sem alvará em Cuiabá

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp) interditou, na manhã de sexta-feira (28), uma farmácia…

13 horas ago

Primeira Corrida da Core reúne 1,5 mil pessoas no Parque Novo Mato Grosso; veja fotos

A Polícia Civil promoveu a 1ª Corrida da Core nesse sábado (29), no Parque Novo…

13 horas ago

Homem é morto após discussão em bar em Várzea Grande (MT)

De acordo com a polícia, o suspeito do crime, um jovem de 27 anos, foi…

13 horas ago