Categories: Featured

Defesa Civil monitora deslizamento no Morro do Bom Despacho, em Cuiabá


A Defesa Civil de Cuiabá segue monitorando a área de deslizamento de terra no Morro do Santuário Nossa Senhora do Bom Despacho, próximo à Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho. Em janeiro deste ano, parte do muro de contenção desabou em razão de chuvas registradas na capital. A vistoria foi realizada nesta terça-feira (11).

O secretário de Defesa Civil, coronel Alessandro Borges, afirmou que a chuva do dia 12 de janeiro, com mais de 100 mm de precipitação, causou o deslizamento da encosta, que arrastou o muro de contenção e obstruiu uma rua. Na ocasião, a Defesa Civil interditou a via e acionou a Secretaria de Obras e a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) para realizar a limpeza do local. Também foram adotadas medidas preventivas para restringir a circulação na área em dias chuvosos.

Após análise, a equipe de engenharia da Prefeitura de Cuiabá constatou que a igreja, tombada como patrimônio histórico e artístico nacional, também acompanhada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), não sofreu impactos. Porém, o monitoramento segue constante em razão das novas pancadas de chuva. O município acompanha o processo para garantir a segurança de quem circula ou ocupa as edificações na área.

A Defesa Civil de Cuiabá também acionou a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), que está em tratativas com a Mitra Arquidiocesana de Cuiabá para iniciar o projeto e a execução da obra. “O local está seguro, e as obras de contenção serão iniciadas após o período chuvoso, sob responsabilidade da MITRA, do seminário, e da Secretaria de Cultura do Estado”, destacou o secretário.

Borges explicou ainda, que apenas os escombros que obstruem a rua foram removidos, enquanto os demais, que ainda se encontram no local, foram mantidos, para estabilizar a encosta. Segundo ele, a remoção total poderia causar novos deslizamentos.

Além do monitoramento estrutural, também foram feitas orientações para os comerciantes do entorno e para os frequentadores das igrejas católica e evangélica, que dividem a rua afetada pelo bloqueio.

“Recomendamos que, em dias de chuvas intensas, as pessoas deixem o local. A princípio, não temos previsão de chuva forte. Hoje posso dizer que o local está seguro. Fui informado de que estão aguardando o fim do período chuvoso para iniciar as obras. Todos os encaminhamentos necessários já foram realizados pela Defesa Civil do município”, afirmou o secretário.

O Noroeste

Recent Posts

Maxi Russi desconhece ida de Taques para presidência do PSB I MT

Diante da confirmação do ex-governador Pedro Taques de que assumirá a presidência estadual do PSB…

15 horas ago

Pesquisa; Wellington lidera com 35%; Jayme tem 16%; e Pivetta 15%; veja

O senador Wellington Fagundes (PL) lidera todos os cenários na disputa ao Governo de Mato…

16 horas ago

Homem é morto com facada no pescoço após briga em distribuidora de bebidas em MT

A madrugada deste domingo (30) foi marcada por violência em Várzea Grande. Alisson Aparecido da…

16 horas ago

Prefeitura interdita farmácia por descumprimento de embargo e obra sem alvará em Cuiabá

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp) interditou, na manhã de sexta-feira (28), uma farmácia…

16 horas ago

Primeira Corrida da Core reúne 1,5 mil pessoas no Parque Novo Mato Grosso; veja fotos

A Polícia Civil promoveu a 1ª Corrida da Core nesse sábado (29), no Parque Novo…

17 horas ago

Homem é morto após discussão em bar em Várzea Grande (MT)

De acordo com a polícia, o suspeito do crime, um jovem de 27 anos, foi…

17 horas ago