Conteúdo/ODOC – A Assembleia Legislativa de Mato Grosso planeja realizar uma audiência pública para discutir a instalação de pequenos comércios dentro dos presídios estaduais, enquanto uma comitiva se prepara para visitar três unidades prisionais com o objetivo de avaliar as condições do sistema carcerário.
A iniciativa, no entanto, não conta com o apoio do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que criticou a proposta e afirmou não ter sido convidado para a visita.
“Dificilmente sou chamado para essas visitas, e talvez nunca serei, mas gostaria de participar para deixar claro meu posicionamento contrário a essa ideia de escutar presidiários”, declarou Cattani nesta quarta-feira (12).
O parlamentar justificou sua oposição mencionando casos de irregularidades dentro das unidades prisionais, como o uso de pratos para esconder celulares. Segundo ele, iniciativas que beneficiem os detentos não deveriam ser prioridade.
“Eu defendo a vítima. Se for para proteger quem sofreu com o crime, podem contar comigo. Agora, proteger bandido, eu estou fora”, afirmou o deputado.
Apesar das críticas, Cattani demonstrou confiança no trabalho do presidente da Comissão de Segurança Pública, deputado Elizeu Nascimento (PL), que liderará a comitiva. “Eu confio no sargento Elizeu, sei que ele fará um bom trabalho. Mas, honestamente, vejo essa visita como desnecessária, porque todos os dados sobre o sistema carcerário já estão disponíveis”, pontuou Cattani.
A Comissão de Segurança esclareceu que a visita terá caráter técnico e servirá para embasar as discussões durante a audiência. Enquanto isso, o debate sobre a existência dos mercadinhos e os direitos dos presos segue gerando polêmica dentro e fora da Assembleia Legislativa.
Marli Zulske, de 49 anos, sofreu uma descarga elétrica enquanto limpava uma descascadora de alho…
Vítima foi identificada como Ezequiel Lucas Mangere, de 13 anos. Um adolescente de 13 anos morreu…
Unidade conta com 290 leitos e vai atender casos de alta complexidade, com capacidade para…
Programa SER Família Habitação entregou 597 casas do Residencial Jardim dos Ipês em Primavera do…
Governador entregou 597 moradias pelo SER Família Habitação e autorizou obras de infraestrutura e educação…
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) e a Polícia Militar (PMMT)…