🌘Moradores de Mato Grosso puderam acompanhar o primeiro eclipse total da Lua de 2025, durante a madrugada desta sexta-feira (14).
O evento atingiu a totalidade às 3h58 (horário de Brasília), quando a sombra da Terra cobriu completamente a Lua, que ficou avermelhada devido à ausência de luz solar direta. Por isso, o evento também é conhecido como “Lua de Sangue“.
Em Cuiabá, a estudante Jhenifer Nascimento, de 29 anos, registrou o fenômeno raro no campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Ela estava acompanhada do professor de física da universidade, Pablo Munayco Solorzano. As fotos foram feitas com uso de um telescópio e uma câmera específica para astrofotografia.
🌑 O que é um eclipse lunar total? É o momento em que o Sol, a Terra e Lua estarão alinhados e a Lua passará na sombra da Terra. Ao longo da noite, a Lua sumirá com a sombra da Terra passando na frente.
🌖 Por que é chamada de Lua de Sangue? Quando a sombra da Terra cobrir completamente a Lua, ela ficará avermelhada devido à ausência de luz solar direta.
Uma empresa de produtos médico-hospitalares conseguiu manter na Justiça o direito de cobrar uma dívida…
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, ao lado da primeira-dama e vereadora Samantha Iris, anunciou…
Valdener de Souza, de 33 anos, tentou invadir a casa da vítima desferindo golpes de…
Ave que tem o nome inspirado no canto, destaca-se pela aparência e por emitir som…
Estadão - O Flamengo é o primeiro clube brasileiro a levantar quatro taças da Libertadores.…
Em alta desde junho de 2025, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) em Cuiabá…