Sucuri-verde de aproximadamente 4 metros mata cachorro em MT — Foto: Reprodução
Uma sucuri-verde (Eunectes murinus) atacou e matou um cachorro sem raça definida, no bairro Jardim Novo Mundo, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, neste sábado (15). Moradores da região registraram o momento em que a cobra estava enrolada no cachorro em uma região de mata.
De acordo com o biólogo especialista em serpentes, Henrique Abraão Charles, a cobra tem aproximadamente 4 metros.
Segundo a moradora Fátima Regina, esse já é o quarto cachorro atacado por cobras na região. A Polícia Militar Ambiental compareceu no local e conseguiu fazer com que a sucuri soltasse o cachorro, antes que ela o engolisse. No entanto, o animal não resistiu ao ataque.
“Os policiais praticamente fizeram carinho na cobra, ela soltou o cachorro e foi embora para o mato. Eles deram procuraram por ela, mas não a encontraram”, contou.
A Polícia Ambiental informou que a sucuri fugiu com facilidade por estar na água e a equipe não conseguiu retirá-la do local.
Ainda de acordo com a moradora, o cachorro pertencia a um vizinho. Os policiais orientaram a população a não se aproximar dos animais em circunstâncias como essa.
De acordo com informações do Instituto Butantan, a sucuri-verde pode atingir até sete metros e pesar mais de 130kg.
Em conversa com, o biólogo explicou que apesar da espécie ser considerada a maior serpente das Américas do Sul, Central e do Norte, a espécie não é venenosa, mas sim constritora. Isso significa que essas cobras usam a força muscular para imobilizar e matar suas presas por asfixia.
“Elas pegam suas presas, se enrolam e comprimem de modo que a presa tenta inspirar o ar e não consegue e quando a presa expira o ar, ela aperta ainda mais e a presa morre por parada cardíaca. Além disso, puxam as presas para a água e mesmo com pouca água, a presa fica de cabeça pra baixo e morre afogada”, diz.
De acordo com o Butantan, a sucuri se alimenta somente de carne e caça por espreita, à beira da água. Maníferos, aves, répteis e peixes estão entre os principais alimentos da espécie.
Há três tipos de sucuris no Brasil:
Marli Zulske, de 49 anos, sofreu uma descarga elétrica enquanto limpava uma descascadora de alho…
Vítima foi identificada como Ezequiel Lucas Mangere, de 13 anos. Um adolescente de 13 anos morreu…
Unidade conta com 290 leitos e vai atender casos de alta complexidade, com capacidade para…
Programa SER Família Habitação entregou 597 casas do Residencial Jardim dos Ipês em Primavera do…
Governador entregou 597 moradias pelo SER Família Habitação e autorizou obras de infraestrutura e educação…
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) e a Polícia Militar (PMMT)…