Categories: Featured

Prefeitura decreta situação de emergência em saúde pública devido ao aumento de casos de arboviroses


A Prefeitura de Cáceres publicou, na última terça-feira (11), o Decreto nº 199, que declara situação de emergência em saúde pública no município em razão do expressivo aumento de casos de arboviroses, incluindo dengue, chikungunya e zika.

Segundo a prefeita Eliene Liberato Dias, o decreto tem caráter de urgência e emergência e visa conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças.

“A decisão do Executivo municipal foi tomada com base no crescimento alarmante do número de casos notificados pela Vigilância Epidemiológica, na alta taxa de internação decorrente das arboviroses e na confirmação de um óbito por dengue. O decreto também leva em consideração a necessidade de medidas rápidas e eficazes para proteger a população e conter o surto”, observou a prefeita Eliene.

Entre as ações previstas estão a realização de campanhas educativas, visitas a imóveis públicos e particulares para eliminação de focos do mosquito, obrigatoriedade de manutenção de terrenos limpos e recolhimento de materiais abandonados em vias públicas que possam servir de criadouros do vetor.

O decreto também autoriza o ingresso forçado em imóveis particulares nos casos de abandono ou de impossibilidade de contato com o responsável, sempre que for essencial para o controle das doenças. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde poderá requisitar pessoal e equipamentos de outras secretarias para reforçar as ações de combate ao Aedes aegypti.

Ele ainda determina a mobilização intensiva dos órgãos de saúde, defesa civil, vigilância e fiscalização do município.

O secretário de Saúde Cláudio Henrique Donatoni reforçou que a colaboração da população é fundamental para conter o avanço das doenças. “Estamos enfrentando um momento crítico e precisamos da consciência e do empenho de todos para eliminar os focos do mosquito. Essa é uma luta coletiva, e cada munícipe tem um papel essencial na prevenção”, destacou Donatoni.

O coordenador de Vigilância em Saúde, Giuliano Garcia, informou que o decreto  que já está em vigor estabelece penalidades para quem descumprir as determinações sanitárias, podendo configurar crime de desobediência e infração sanitária. Ele também anunciou que será intensificada a fiscalização de imóveis e terrenos para garantir o cumprimento das medidas preventivas.

O Noroeste

Recent Posts

MT entra em alerta com dois avisos de perigo para chuvas intensas e temporais

Avisos indicam risco de alagamentos, ventos fortes e interrupções no fornecimento de energia em diferentes…

7 horas ago

Cidinho destaca atuação parlamentar, mas diz que Fagundes não tem perfil para governar MT

O ex-senador Cidinho Santos (PP) afirmou que o pré-candidato ao Governo de Mato Grosso, Wellington…

7 horas ago

Com entrega de +130 km de pista nova, duplicação da rodovia BR-163 chega a 230 km em MT

Expedição 163 percorreu a rodovia de Sinop a Nova Mutum nesta quinta-feira, finalizando com a…

7 horas ago

TCE dá prazo de 90 dias para prefeitura ajustar frota de ônibus em MT

Irregularidades foram encontradas durante Operação Transporte Escolar Seguro. Parte das falhas já estão sendo corrigidas…

7 horas ago

Golpistas do MT aplicam golpe em supermercado e usam até perfil falso do governador de Roraima

Polícia investiga fraude de quase R$ 350 mil com uso de WhatsApp e PIX em…

7 horas ago

Ao lado do governador, prefeito inaugura primeiro centro médico 100% pediátrico de Mato Grosso

A inauguração do Centro Médico Infantil (CMI) de Cuiabá, realizada na tarde desta quinta-feira (18),…

7 horas ago