Categories: Politica MT

Wellington Fagundes propõe projeto de lei para coibir invasões e ocupações ilegais de propriedades


O senador Wellington Fagundes (PL/MT) apresentou nesta terça-feira (18), um projeto de lei com o objetivo de combater a prática ilegal de invasão e ocupação de propriedades rurais e urbanas.

O projeto destaca a necessidade dos estados estabelecerem mecanismos eficazes para impedir ou dificultar ações que prejudiquem o direito de propriedade, especialmente diante do aumento significativo de invasões em todo o território brasileiro.

O setor agropecuário, essencial para a economia brasileira, tem sido um dos mais afetados, com prejuízos, tanto para produtores, como a sociedade em geral.

Fagundes ressaltou a importância de combater essas práticas com urgência, seja por meio de políticas públicas de habitação ou pela aplicação de sanções cíveis e administrativas aos invasores.

O senador citou como exemplo a lei estadual de autoria do ex-deputado Cláudio Ferreira (PL/MT), que tinha como principal objetivo combater as invasões de propriedades privadas em Mato Grosso, impondo sanções rigorosas para aqueles que desrespeitassem a propriedade alheia

Porém, recentemente, o  Supremo Tribunal Federal numa ação direta, a tornou inconstitucional, alegando que a proposta estadual ultrapassa a competência privativa da União para legislar sobre o tema. “Diante desse cenário, este projeto de lei vem como como uma iniciativa nacional para preencher essa lacuna jurídica, garantindo a segurança jurídica e a proteção do direito de propriedade em todo o país. Minha proposta reforça o compromisso com a ordem jurídica e o desenvolvimento econômico, especialmente no meu estado de Mato Grosso, referência na produção agrícola do mundo”, ressaltou o senador.

O senador concluiu sua justificativa enfatizando a necessidade de ações urgentes e efetivas para coibir as invasões de terras, protegendo não apenas os proprietários, mas também a economia e a sociedade brasileira como um todo. “Mato Grosso já conta com o tolerância zero às invasões, projeto que foi criado em 2023 pelo governador Mauro Mendes e tem dado ótimo resultado. Então, acredito que este projeto de lei vem para complementar essa luta contra os invasores”, afirma o senador.

O Noroeste

Recent Posts

MT entra em alerta com dois avisos de perigo para chuvas intensas e temporais

Avisos indicam risco de alagamentos, ventos fortes e interrupções no fornecimento de energia em diferentes…

7 horas ago

Cidinho destaca atuação parlamentar, mas diz que Fagundes não tem perfil para governar MT

O ex-senador Cidinho Santos (PP) afirmou que o pré-candidato ao Governo de Mato Grosso, Wellington…

7 horas ago

Com entrega de +130 km de pista nova, duplicação da rodovia BR-163 chega a 230 km em MT

Expedição 163 percorreu a rodovia de Sinop a Nova Mutum nesta quinta-feira, finalizando com a…

8 horas ago

TCE dá prazo de 90 dias para prefeitura ajustar frota de ônibus em MT

Irregularidades foram encontradas durante Operação Transporte Escolar Seguro. Parte das falhas já estão sendo corrigidas…

8 horas ago

Golpistas do MT aplicam golpe em supermercado e usam até perfil falso do governador de Roraima

Polícia investiga fraude de quase R$ 350 mil com uso de WhatsApp e PIX em…

8 horas ago

Ao lado do governador, prefeito inaugura primeiro centro médico 100% pediátrico de Mato Grosso

A inauguração do Centro Médico Infantil (CMI) de Cuiabá, realizada na tarde desta quinta-feira (18),…

8 horas ago