Categories: Economia

Comerciantes voltam a ficar mais pessimistas com o setor em Cuiabá, aponta pesquisa

Assessoria – Atingindo 99,9 pontos, a pesquisa que monitora o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) em Cuiabá voltou a ficar abaixo dos 100 pontos neste mês de março, o que não era registrado desde agosto de 2020, quando foi de 93,5 pontos. A pontuação atual reflete uma situação de pessimismo por parte dos comerciantes, o que também é observado no índice nacional, onde a pesquisa atingiu 99,2 pontos, o menor nível desde junho de 2021.

O levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e analisado pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT) mostra uma variação mensal de -1,4% sobre o mês anterior na capital, que segue tendência de queda pelo quarto mês consecutivo. No período, o índice atual está 11,4% menor se comparado a dezembro de 2024.

O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, ressaltou a forte queda da pesquisa nos últimos meses, impactado negativamente pelas atuais condições do comércio e pelos planos de investimento das empresas. “As condições atuais da economia, com inflação em alta, principalmente, acabam refletindo na percepção de otimismo dos empresários do comércio e serviços, impactando, consequentemente, no nível de investimento das empresas”.

Entre os subíndices que impactaram negativamente no resultado da pesquisa, as maiores oscilações são: Nível de Investimento das Empresas (-5,2%), Condições Atuais do Comércio (-4%) e Indicador de Contratação de Funcionários (-2,5%).

Ainda sobre os dados apresentados, em relação às Condições Atuais da Economia Brasileira, quase oito em cada dez empresários da capital (79,4%) disseram que a situação piorou, o que pode refletir nas Condições Atuais do Setor, visto que a maioria (69,6%) disse que a situação também piorou. No mesmo período do ano passado, o percentual de empresários “insatisfeitos” era um pouco menor (65,6%).

Quanto à Expectativa de Contratações, apesar de ainda permanecer em zona de satisfação, com 107,2 pontos, onde a maioria dos entrevistados (56,2%) alegaram que pretendem aumentar o quadro de funcionários, o percentual atual é inferior ao registrado no mês anterior (61%) e no mesmo período do ano passado (65,2%).

O subíndice que mais impactou este resultado na pesquisa nacional também foi o Condições Atuais da Economia, que apresentou uma queda de 12,2% em relação ao mês de fevereiro.

O Noroeste

Recent Posts

Procon reforça fiscalização e alerta para cuidados nas compras de Natal

Com a proximidade do Natal e o aumento da circulação de consumidores, o Procon Municipal…

9 horas ago

Votação do Orçamento de 2026 é adiada para esta sexta-feira

O Governo de Mato Grosso realiza, nesta sexta-feira (19.12), o pagamento do 13º salário aos…

11 horas ago

“Salvar vidas não tem preço”, afirma governador ao entregar mais 130 km de duplicação na BR-163

Mauro Mendes destacou avanço histórico na principal rodovia de MT, conquistado em tempo recorde “Dá…

12 horas ago

Governo de MT paga 13º salário dos servidores estaduais nesta sexta-feira (19)

O Governo de Mato Grosso realiza, nesta sexta-feira (19.12), o pagamento do 13º salário aos…

12 horas ago

Presidente do TCE firma cooperação com instituto para destravar desenvolvimento

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, assinou, nesta…

13 horas ago

Governo de MT envia à AL pacote tributário para incentivar indústria e comércio I MT

Proposta reúne ações voltadas à regularização tributária e ao fortalecimento da segurança jurídica para os…

13 horas ago