Categories: Politica MT

Prefeito de Cuiabá lidera mutirão contra dengue no Pedra 90


O prefeito Abilio Brunini abriu neste sábado (29) o mutirão de combate à dengue, zika e chikunguya no bairro Pedra 90, em Cuiabá.

A ação mobiliza em torno de 800 servidores, entre profissionais de endemias, agentes comunitários de saúde, servidores municipais e apoio da Polícia Militar.

Até domingo (30), a meta é comparecer ao máximo de imóveis da região para aplicar produtos que impeçam o desenvolvimento do mosquito Aedes Aegypti e orientar a população a respeito de ações preventivas.

“Estamos mobilizando profissionais da saúde, Defesa Civil e a limpeza urbana para atuar de forma coordenada e eficiente. Juntos vamos evitar que essas doenças se alastrem por Cuiabá. A defesa do interesse coletivo pauta nossas ações”, declarou o prefeito Abilio Brunini.

A secretaria adjunta de atenção primária, Catarina Célia Araújo, reforçou a necessidade de uma atuação conjunta do poder público com a população para obter bons resultados no combate ao mosquito.

“Estamos numa luta contra o Aedes Aegypti. Nós pedimos e conclamamos para que moradores se unam e adotem medidas de prevenção. Manter quinta limpo e organizado e não deixar água parada em pontos nos quintais”, disse.

A Coordenadora da Vigilância de Zoonoses, Alessandra Carvalho, destacou que no período de fevereiro a março já houve mutirões da saúde em 23 bairros de Cuiabá. Em todas as ações, agentes de saúde têm trabalhado intensamente para coibir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

Neste sábado (29), as Unidades Básicas de Saúde do bairro Pedra 90 funcionaram até meio-dia. Profissionais da saúde atendimento até meio-dia para atender suspeitos de dengue zyka e entregar medicamentos e aplicat vacina de 10 a 14 anos.

Sinais e sintomas

A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica, dinâmica, debilitante e autolimitada. A maioria dos doentes se recupera, porém, parte deles podem progredir para formas graves, inclusive virem a óbito. A quase totalidade dos óbitos por dengue é evitável e depende, na maioria das vezes, da qualidade da assistência prestada e organização da rede de serviços de saúde.

Todo indivíduo que apresentar febre (39°C a 40°C) de início repentino e apresentar pelo menos duas das seguintes manifestações – dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos – deve procurar imediatamente um serviço de saúde, a fim de obter tratamento oportuno.

O Noroeste

Recent Posts

MT entra em alerta com dois avisos de perigo para chuvas intensas e temporais

Avisos indicam risco de alagamentos, ventos fortes e interrupções no fornecimento de energia em diferentes…

4 horas ago

Cidinho destaca atuação parlamentar, mas diz que Fagundes não tem perfil para governar MT

O ex-senador Cidinho Santos (PP) afirmou que o pré-candidato ao Governo de Mato Grosso, Wellington…

4 horas ago

Com entrega de +130 km de pista nova, duplicação da rodovia BR-163 chega a 230 km em MT

Expedição 163 percorreu a rodovia de Sinop a Nova Mutum nesta quinta-feira, finalizando com a…

4 horas ago

TCE dá prazo de 90 dias para prefeitura ajustar frota de ônibus em MT

Irregularidades foram encontradas durante Operação Transporte Escolar Seguro. Parte das falhas já estão sendo corrigidas…

4 horas ago

Golpistas do MT aplicam golpe em supermercado e usam até perfil falso do governador de Roraima

Polícia investiga fraude de quase R$ 350 mil com uso de WhatsApp e PIX em…

4 horas ago

Ao lado do governador, prefeito inaugura primeiro centro médico 100% pediátrico de Mato Grosso

A inauguração do Centro Médico Infantil (CMI) de Cuiabá, realizada na tarde desta quinta-feira (18),…

4 horas ago