Conteúdo/ODOC – O ex-deputado federal e ex-secretário de Políticas Agrícolas do Ministério da Agricultura, Neri Geller, confirmou que está em conversas avançadas para deixar o Progressistas (PP) e ingressar no Republicanos. A mudança, segundo ele, sinaliza uma reaproximação com o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), de quem se distanciou nas eleições de 2022.
“Tem um diálogo, sim. Conversei com o Adilton Sachetti, que me ligou, e também com o Otaviano Pivetta. A conversa está bem encaminhada, mas não está fechada ainda”, afirmou Geller em entrevista.
A possível migração representaria um movimento importante no tabuleiro político mato-grossense, especialmente por recolocar Geller na órbita de Mendes, após apoiar, em 2022, a candidatura de Lula (PT) à Presidência. Naquele pleito, Geller disputou uma vaga ao Senado ao lado do atual ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), mas teve a candidatura barrada por problemas judiciais.
Embora tenha integrado o governo Lula como secretário no Ministério da Agricultura, sua passagem foi interrompida após o episódio do polêmico leilão do arroz, realizado em meio à crise provocada pelas enchentes no Rio Grande do Sul. O certame acabou anulado após suspeitas de irregularidades e resultou na sua exoneração.
Agora, de volta a Mato Grosso e reorganizando sua base, Geller tem reiterado o alinhamento com a agenda do atual governo estadual. “O Mauro colocou o Estado no rumo do desenvolvimento. Mesmo sem estar no palanque dele, eu sempre reconheci os avanços que aconteceram, até porque fiz parte deles”, disse.
A movimentação pode provocar outros desdobramentos. Geller revelou que mantém conversas frequentes com o deputado federal Juarez Costa (MDB), que também estaria cogitando sair da sigla. “Estamos muito próximos politicamente. Existe a possibilidade de montarmos uma chapa forte, com condições de eleger dois ou até três deputados”, projetou.
Apesar das conversas com o Republicanos, Geller ponderou que ainda precisa discutir a decisão com lideranças do PP nacional, como os senadores Ciro Nogueira e Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados. “Tenho uma relação sólida com o PP em Brasília. Isso pesa muito. Ainda estou avaliando. Acredito que essa definição deve acontecer até fevereiro ou março do próximo ano”.
Marli Zulske, de 49 anos, sofreu uma descarga elétrica enquanto limpava uma descascadora de alho…
Vítima foi identificada como Ezequiel Lucas Mangere, de 13 anos. Um adolescente de 13 anos morreu…
Unidade conta com 290 leitos e vai atender casos de alta complexidade, com capacidade para…
Programa SER Família Habitação entregou 597 casas do Residencial Jardim dos Ipês em Primavera do…
Governador entregou 597 moradias pelo SER Família Habitação e autorizou obras de infraestrutura e educação…
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) e a Polícia Militar (PMMT)…