Categories: Featured

Justiça nega recurso e mantém críticas contra empresa de MT em site de reclamações


A Primeira Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de Mato Grosso negou, por unanimidade, o recurso de uma empresa do ramo de comércio varejista de motores e embarcações fluviais, que pleiteava a retirada de postagens com críticas e denúncias publicadas contra si na plataforma para reclamações de consumidores. A empresa alegava que as reclamações eram caluniosas e afetavam negativamente sua imagem no mercado.

Na ação, a autora pedia, além da exclusão de diversas postagens específicas e do perfil da empresa, indenização por dano moral. Segundo a empresa, os relatos publicados por usuários da plataforma imputavam falsamente a prática de crimes como estelionato e apropriação indébita, extrapolando os limites da liberdade de expressão.

Contudo, o Tribunal manteve a sentença de Primeira Instância, que julgou improcedentes os pedidos da empresa. O relator do caso, desembargador Sebastião Barbosa Farias, destacou que não houve comprovação de conteúdo criminoso, abusivo ou ilícito nas manifestações dos usuários, e reforçou o caráter de utilidade pública da plataforma.

“Trata-se de serviço que efetivamente possui utilidade pública, diante do número de acessos de usuários ávidos em obter informações sobre empresas”, afirmou o relator, ao sustentar que o site oferece um canal legítimo para que consumidores compartilhem experiências e façam reclamações.

A decisão salientou ainda que não há anonimato nas postagens realizadas na plataforma de reclamações, já que o cadastro de usuários exige identificação. Portanto, caso julgue necessário, a empresa pode buscar responsabilização civil ou criminal dos autores das publicações – mas não da plataforma em si, que apenas viabiliza o canal de comunicação.

Na conclusão, os desembargadores negaram provimento ao recurso da empresa e ainda majoraram os honorários advocatícios sucumbenciais em R$ 1.000,00, além dos R$ 2.000,00 fixados anteriormente.

O Tribunal destacou ainda que a plataforma para reclamações de consumidores cumpre papel relevante na proteção do consumidor, sendo reconhecido como serviço de interesse coletivo.

O Noroeste

Recent Posts

Trabalhadora morre eletrocutada ao limpar máquina de descascar alho em Cuiabá

Marli Zulske, de 49 anos, sofreu uma descarga elétrica enquanto limpava uma descascadora de alho…

2 horas ago

Adolescente morre após cair de árvore no quintal de casa em MT

Vítima foi identificada como Ezequiel Lucas Mangere, de 13 anos. Um adolescente de 13 anos morreu…

2 horas ago

Hospital Central é inaugurado após 34 anos de espera em Cuiabá

Unidade conta com 290 leitos e vai atender casos de alta complexidade, com capacidade para…

2 horas ago

Com subsídio do Governo de MT, famílias realizam sonho da casa própria em Primavera do Leste

Programa SER Família Habitação entregou 597 casas do Residencial Jardim dos Ipês em Primavera do…

2 horas ago

“Mudou minha vida; sem subsídio do Governo de MT não teria comprado minha casa”, afirma morador

Governador entregou 597 moradias pelo SER Família Habitação e autorizou obras de infraestrutura e educação…

2 horas ago

Seduc e Polícia Militar fazem formatura de alunos de escolas estaduais militares

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) e a Polícia Militar (PMMT)…

2 horas ago