Categories: Featured

STF rejeita pedido de deputado para anular nomeação de desembargador em Mato Grosso

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou uma reclamação apresentada pelo deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o Emanuelzinho (MDB), que tentava anular a nomeação do ex-procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, Deosdete Cruz, ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do estado (TJMT).

A decisão de Fux teve como base o entendimento de que o parlamentar estaria buscando defender direitos de terceiros, algo que não é permitido pelo Código de Processo Civil. O ministro destacou que não houve manifestação dos supostos prejudicados pelo processo de escolha e lembrou que “ninguém poderá pleitear direito alheio em nome próprio”.

Emanuelzinho questionava a formação da lista sêxtupla elaborada pela Procuradoria-Geral de Justiça e pelo Conselho Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), que foi encaminhada ao TJMT para escolha do novo desembargador. Segundo o deputado, a composição da lista desrespeitou princípios constitucionais e administrativos, favorecendo alguns nomes previamente escolhidos.

Conforme apontado na reclamação, apenas quatro nomes teriam sido incluídos na lista, o que, segundo o parlamentar, teria impedido a participação de outros membros do MPMT no processo. Emanuelzinho alegou que houve desigualdade de tratamento entre os candidatos e pediu a anulação tanto da nomeação de Deosdete Cruz quanto da própria lista.

O pedido já havia sido arquivado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). No STF, além de questionar o mérito da nomeação, Emanuelzinho pediu a suspeição da conselheira Cíntia Menezes Brunetta, que participou do processo.

Ao rejeitar a ação, Fux também argumentou que o tipo de pedido feito exigiria reanálise de provas, o que não é permitido por meio de uma reclamação ao Supremo. O ministro ainda observou que a controvérsia apresentada não se enquadra nos termos da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5.588, que trata do quinto constitucional.

O Noroeste

Recent Posts

Brasil passa os EUA e vira maior produtor de carne bovina do mundo em 2025

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou, no início da tarde desta sexta-feira (19/12), o…

41 minutos ago

CMO aprova parecer do Orçamento de 2026 e texto segue para votação no Congresso

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou, no início da tarde desta sexta-feira (19/12), o…

3 horas ago

MT entra em alerta com dois avisos de perigo para chuvas intensas e temporais

Avisos indicam risco de alagamentos, ventos fortes e interrupções no fornecimento de energia em diferentes…

11 horas ago

Cidinho destaca atuação parlamentar, mas diz que Fagundes não tem perfil para governar MT

O ex-senador Cidinho Santos (PP) afirmou que o pré-candidato ao Governo de Mato Grosso, Wellington…

11 horas ago

Com entrega de +130 km de pista nova, duplicação da rodovia BR-163 chega a 230 km em MT

Expedição 163 percorreu a rodovia de Sinop a Nova Mutum nesta quinta-feira, finalizando com a…

11 horas ago

TCE dá prazo de 90 dias para prefeitura ajustar frota de ônibus em MT

Irregularidades foram encontradas durante Operação Transporte Escolar Seguro. Parte das falhas já estão sendo corrigidas…

11 horas ago