Categories: Politica MT

Marcos Machado é eleito presidente do TRE-MT; Serly se recusa a assumir cargo de vice

O desembargador Marcos Machado foi eleito nesta terça-feira (29) presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) para o biênio 2025-2027. Ele venceu a disputa com a desembargadora Serly Marcondes por 5 votos a 1.

Pelo regimento, a desembargadora Serly, por ter sido a segunda mais votada, deveria assumir a vice-presidência e a Corregedoria do TRE-MT. No entanto, ela recusou os cargos, alegando impedimento legal por já ter ocupado a função na gestão anterior.

Durante a sessão, que durou cerca de duas horas, Serly informou que ingressou com uma reclamação na Corregedoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo a suspensão da eleição. Ela alegou que não poderia ser reconduzida ao cargo antes de uma decisão do TSE.

Ao ser anunciada como vice e corregedora pelo juiz Edson Dias Reis, que presidiu a sessão, Serly se manifestou:“Eu tomei posse como membro deste plenário. Não posso assumir enquanto não houver decisão do TSE. Não vou cometer uma infração. Peço compreensão, mas me recuso a assumir neste momento”, declarou.

Diante da recusa, o juiz Edson Reis nomeou interinamente o desembargador Mário Kono para os cargos de vice-presidente e corregedor.

Reclamação ao TSE

A ministra Isabel Gallotti, corregedora-geral do TSE, já analisou o pedido liminar de Serly e negou a suspensão da eleição. No entanto, determinou que o TRE-MT envie informações sobre o caso em até 24 horas, especialmente por meio do juiz decano Edson Reis, responsável pela condução do processo eleitoral interno.

Segundo Gallotti, não há indícios de irregularidade até o momento:
“Não se verificam os requisitos para concessão de liminar antes da prestação de informações pelo decano do Tribunal”, afirmou.

Posse indefinida

Apesar da eleição, a posse oficial ainda não foi marcada devido ao impasse jurídico. Em seu discurso, Marcos Machado adotou tom conciliador e destacou seu compromisso com a ética e a igualdade.

“Esperem de mim uma atuação com base na verdade, na lealdade e na transparência, e sempre com temor a Deus. Não adoto tendências totalitaristas de gênero, religião ou sociológicas, porque para mim todos são iguais” disse.

O Noroeste

Recent Posts

Brasil passa os EUA e vira maior produtor de carne bovina do mundo em 2025

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou, no início da tarde desta sexta-feira (19/12), o…

25 minutos ago

CMO aprova parecer do Orçamento de 2026 e texto segue para votação no Congresso

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou, no início da tarde desta sexta-feira (19/12), o…

3 horas ago

MT entra em alerta com dois avisos de perigo para chuvas intensas e temporais

Avisos indicam risco de alagamentos, ventos fortes e interrupções no fornecimento de energia em diferentes…

11 horas ago

Cidinho destaca atuação parlamentar, mas diz que Fagundes não tem perfil para governar MT

O ex-senador Cidinho Santos (PP) afirmou que o pré-candidato ao Governo de Mato Grosso, Wellington…

11 horas ago

Com entrega de +130 km de pista nova, duplicação da rodovia BR-163 chega a 230 km em MT

Expedição 163 percorreu a rodovia de Sinop a Nova Mutum nesta quinta-feira, finalizando com a…

11 horas ago

TCE dá prazo de 90 dias para prefeitura ajustar frota de ônibus em MT

Irregularidades foram encontradas durante Operação Transporte Escolar Seguro. Parte das falhas já estão sendo corrigidas…

11 horas ago