Categories: Politica MT

Mendes e membros do União Brasil e PP de Mato Grosso celebram federação I MT

O governador Mauro Mendes (União) participou, na tarde desta terça-feira (29), da oficialização da Federação União Progressistas em evento realizado na Câmara Federal, em Brasília.

Mendes – que é presidente regional do União Brasil – vai comandar o bloco partidário em Mato Grosso pelos próximos dois anos.

Em um discurso curto, o governador fez críticas à situação econômica e à burocracia do País e garantiu que a federação deve ser uma “união de propósitos” para a mudança na política brasileira.

“Decidimos fazer essa ‘União Progressista’ para que possamos muito mais do que unir dois partidos, mas criar propósitos que possam trazer respostas a grande parte dos brasileiros que esperam muito de todos nós”, disse.

“Um Brasil que hoje arde por uma dívida interna que cresce a passos largos, por juros que atormentam toda a iniciativa privada e todo cidadão brasileiro. Uma inflação que volta a rondar a casa de todos nós”, emendou.

Mendes voltou a utilizar o termo “Brasil, o país do não pode”, ao criticar a burocracia e os entraves à exploração de recursos naturais, como petróleo e potássio.

“Um país que não soube resolver a falta de competência e celeridade da máquina pública brasileira. Um país que não pode explorar petróleo, que não pode tirar potássio na Amazônia. Um país que não pode um monte de coisas que o Mundo inteiro faz”, afirmou.

 

“União de propósitos”

Nacionalmente, a Federação União Progressista deverá ser comandada pelo senador Ciro Nogueira (PP) e o presidente do União Brasil, Antônio Rueda.

Dirigindo-se aos dois, Mendes encerrou sua fala com um chamado à responsabilidade e ao compromisso com o futuro do país.

“Espero, Ciro e meu caro Rueda, que essa união seja mais que uma união política, mas seja uma união de propósito para que todos nós possamos construir boas e novas soluções para um Brasil que todos nós desejamos”, disse.

O evento contou com a presença dos presidenciáveis: o governador de Goiás Ronaldo Caiado (União) e a senadora Tereza Cristina (PP).

 

Veja evento:

 

 

O que são federações?

As federações partidárias foram introduzidas na legislação eleitoral brasileira em 2021.

Diferente das coligações, que funcionavam apenas durante o período eleitoral, as federações exigem que os partidos atuem como uma só legenda por pelo menos quatro anos, compartilhando decisões e alinhando suas diretrizes em todo o território nacional.

Deste modo, se definido pela Federação União x PP, as siglas deverão andar juntas nas eleições de 2026 – que elegerá presidente, governador, deputados federais e estaduais e senadores, e nas eleições municipais de 2028.

O Noroeste

Recent Posts

Mãe e dois filhos morrem após caminhonete bater em caminhão parado e capotar na MT-243

Família estava em uma caminhonete quando o veículo bateu na traseira de um caminhão bitrem…

4 minutos ago

Com 13% de execução, ETA terá que chegar a 25% das obras para garantir mais recursos federais

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) realizou, nesta quinta-feira (18), uma visita técnica…

9 minutos ago

Rádio Assembleia articula novidades para 2026 com foco em música e integração nacional

As novidades da Rádio Assembleia 89,5 FM para 2026 garantem mais espaço para conteúdo produzido…

10 minutos ago

Prefeitura de Cuiabá oferece ônibus gratuitos para shows de Gusttavo Lima e Alok

A Prefeitura de Cuiabá vai disponibilizar transporte coletivo gratuito para o público que participará dos…

11 minutos ago

Wilson Santos vai ao INSS de Cuiabá cobrar explicações sobre atraso no Seguro-Defeso

Diante do atraso no pagamento do Seguro-Defeso aos pescadores profissionais artesanais de Mato Grosso, o…

11 minutos ago

Chico Guarnieri destina R$ 400 mil para Arenápolis. Saúde e Assistência Social contempladas

A saúde pública de Arenápolis foi contemplada com a destinação de emenda parlamentar no valor…

12 minutos ago