Conteúdo/ODOC – O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio do Núcleo de Ações de Competência Originária (Naco), solicitou o arquivamento de uma denúncia apresentada contra o ex-prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), por ausência de elementos que caracterizem crime.
A representação, feita pela vereadora Michelly Alencar (União Brasil), tratava de atrasos no pagamento de salários a médicos do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), apontando possível ato de improbidade administrativa.
A manifestação do MP foi assinada pelo promotor de Justiça Marcelo Caetano Vacchiano, coordenador do Naco. Segundo ele, a vereadora autora da denúncia não apresentou provas ou documentos que ligassem diretamente o ex-prefeito a qualquer prática criminosa. “Não há, nos autos, lastro probatório mínimo que justifique a instauração de procedimento investigatório criminal”, destacou o promotor.
Inicialmente, o caso foi encaminhado para a promotoria de primeiro grau, uma vez que Emanuel Pinheiro já não exercia mandato eletivo e, portanto, havia perdido o foro por prerrogativa de função. No entanto, com a mudança recente de entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), o processo voltou à instância superior do MP, sendo redistribuído ao Naco.
Na denúncia, Michelly Alencar alegava que o não pagamento dos profissionais de saúde colocava em risco o funcionamento do hospital, configurando violação ao direito ao salário, precarização dos serviços públicos e descaso com o direito à saúde. Mesmo assim, o Ministério Público entendeu que a situação descrita não configura, no momento, crime, podendo, no máximo, ser analisada no âmbito cível ou administrativo.
Com base nessa avaliação, o MP requereu o arquivamento da Notícia de Fato por entender que não há justa causa para dar prosseguimento à apuração em esfera penal.
Marli Zulske, de 49 anos, sofreu uma descarga elétrica enquanto limpava uma descascadora de alho…
Vítima foi identificada como Ezequiel Lucas Mangere, de 13 anos. Um adolescente de 13 anos morreu…
Unidade conta com 290 leitos e vai atender casos de alta complexidade, com capacidade para…
Programa SER Família Habitação entregou 597 casas do Residencial Jardim dos Ipês em Primavera do…
Governador entregou 597 moradias pelo SER Família Habitação e autorizou obras de infraestrutura e educação…
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) e a Polícia Militar (PMMT)…