Beto apresenta PL que prevê cassar CNH de quem abandonar animais em vias públicas

A proposta segue para análise e debate nas comissões competentes da ALMT, onde serão discutidos eventuais ajustes e a viabilidade de sua implementação

O deputado estadual Beto Dois a Um apresentou Projeto de Lei que prevê a cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no âmbito do Estado de Mato Grosso, para condutores que utilizarem veículos automotores com o objetivo de abandonar animais em vias públicas.

Apresentado semana passada, o PL está alinhado com o Abril Laranja, mês de conscientização e combate aos maus-tratos e ao abandono de animais.

“O projeto visa punir com rigor o abandono de animais, uma prática cruel, desumana e amplamente repudiada pela sociedade”, destaca o parlamentar.

Tipificado como crime ambiental pela Lei Federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 (Lei de Crimes Ambientais), o abandono de animais continua sendo cometido com frequência preocupante.

“A impunidade nos traz uma sensação de injustiça e impotência. E isso demonstra que as sanções atualmente previstas são insuficientes para inibir essa prática nefasta de forma eficaz”, explica.

Vale ressaltar que a sanção prevista na proposta se vincula diretamente à proteção ambiental e à repressão de crimes ambientais e não à regulação do trânsito em si.

“Não se trata de modificar normas de trânsito, mas de criar uma penalidade adicional vinculada à prática de um crime ambiental específico, cuja materialização se dá, muitas vezes, mediante o uso de veículos. A penalidade administrativa prevista se insere no exercício da competência estadual para legislar sobre temas de interesse local e regional, especialmente na proteção da fauna e no combate ao abandono de animais”, conclui Beto Dois a Um.

A proposta segue agora para análise e debate nas comissões competentes da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, onde serão discutidos eventuais ajustes e a viabilidade de sua implementação.

O Noroeste

Recent Posts

MT entra em alerta com dois avisos de perigo para chuvas intensas e temporais

Avisos indicam risco de alagamentos, ventos fortes e interrupções no fornecimento de energia em diferentes…

6 horas ago

Cidinho destaca atuação parlamentar, mas diz que Fagundes não tem perfil para governar MT

O ex-senador Cidinho Santos (PP) afirmou que o pré-candidato ao Governo de Mato Grosso, Wellington…

6 horas ago

Com entrega de +130 km de pista nova, duplicação da rodovia BR-163 chega a 230 km em MT

Expedição 163 percorreu a rodovia de Sinop a Nova Mutum nesta quinta-feira, finalizando com a…

6 horas ago

TCE dá prazo de 90 dias para prefeitura ajustar frota de ônibus em MT

Irregularidades foram encontradas durante Operação Transporte Escolar Seguro. Parte das falhas já estão sendo corrigidas…

6 horas ago

Golpistas do MT aplicam golpe em supermercado e usam até perfil falso do governador de Roraima

Polícia investiga fraude de quase R$ 350 mil com uso de WhatsApp e PIX em…

6 horas ago

Ao lado do governador, prefeito inaugura primeiro centro médico 100% pediátrico de Mato Grosso

A inauguração do Centro Médico Infantil (CMI) de Cuiabá, realizada na tarde desta quinta-feira (18),…

6 horas ago