Categories: Destaque MT

Operação mira membros de facção criminosa envolvidos em extorsões contra comerciantes


A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia de Jaciara, cumpre na manhã desta terça-feira (3), 42 ordens judiciais, entre mandados de prisão e busca e apreensão, com alvo em uma facção criminosa envolvida em crimes de extorsão praticada contra comerciantes.

São cumpridos na operação, 31 mandados de busca e apreensão e 11 de prisão preventiva, expedidos pela Terceira Vara de Jaciara com base em investigações da Polícia Civil. As ordens judiciais são cumpridas nas cidades de Jaciara, São Pedro da Cipa e Rondonópolis.

A operação integra o planejamento estratégico da Polícia Civil por meio da operação Inter Partes, dentro do programa Tolerância Zero, do Governo de Mato Grosso, que tem intensificado o combate às facções criminosas em todo o Estado.

A investigação conduzida pela Delegacia de Jaciara foi desencadeada para apurar crime de extorsão praticada por facção criminosa contra comerciantes, que estariam sendo obrigados a pagar ao grupo criminoso taxa denominada de “Pedágio” ou “Taxa de Tranquilidade”, sob o pretexto de ter garantida a segurança do seu estabelecimento. 

Durante a apuração dos fatos, foi identificado integrantes do grupo criminoso que se valia de arma de fogo e ligações de videochamada com líderes da facção para realizar cobranças às vítimas. Alguns comerciantes que se recusaram a pagar chegaram a sofrer represálias como furtos ou danos a seus estabelecimentos.

O delegado responsável pelas investigações, José Ramon Leite, explica que trata-se de investigação complexa, uma vez que em razão do grupo criminoso ser envolvido com tráfico de drogas na região, os comerciantes evitam denunciar temendo represálias aos seus estabelecimentos e as suas próprias vidas. 

“Por meio de um minucioso trabalho realizado pela equipe de investigação foi possível identificar a maioria dos envolvidos, inclusive sendo identificado com precisão a divisão de tarefas dos integrantes, entre mandantes, notificadores, retaliadores”, disse o delegado.

O Noroeste

Recent Posts

Trabalhadora morre eletrocutada ao limpar máquina de descascar alho em Cuiabá

Marli Zulske, de 49 anos, sofreu uma descarga elétrica enquanto limpava uma descascadora de alho…

4 horas ago

Adolescente morre após cair de árvore no quintal de casa em MT

Vítima foi identificada como Ezequiel Lucas Mangere, de 13 anos. Um adolescente de 13 anos morreu…

4 horas ago

Hospital Central é inaugurado após 34 anos de espera em Cuiabá

Unidade conta com 290 leitos e vai atender casos de alta complexidade, com capacidade para…

4 horas ago

Com subsídio do Governo de MT, famílias realizam sonho da casa própria em Primavera do Leste

Programa SER Família Habitação entregou 597 casas do Residencial Jardim dos Ipês em Primavera do…

4 horas ago

“Mudou minha vida; sem subsídio do Governo de MT não teria comprado minha casa”, afirma morador

Governador entregou 597 moradias pelo SER Família Habitação e autorizou obras de infraestrutura e educação…

5 horas ago

Seduc e Polícia Militar fazem formatura de alunos de escolas estaduais militares

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) e a Polícia Militar (PMMT)…

5 horas ago