Categories: Featured

Decisão garante atendimento integral ao povo indígena venezuelano em Cuiabá

A pedido do Ministério Público Federal (MPF), o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) manteve a decisão que obriga o poder público a garantir os direitos fundamentais do povo indígena Warao, originário da Venezuela e, que atualmente vive em situação de vulnerabilidade em Cuiabá (MT).

A decisão determina que, no prazo de até 60 dias, seja criado um grupo especial de atendimento e monitoramento com participação da União, do estado de Mato Grosso e do município de Cuiabá. O objetivo é garantir o acesso dos Warao a serviços essenciais, como saúde, educação, moradia e segurança alimentar.

O grupo será formado por equipes multidisciplinares e deverá desenvolver políticas públicas adaptadas às necessidades específicas e à cultura do povo Warao. Entre as medidas previstas está a implantação de centros de informação nos abrigos onde vivem as famílias indígenas, em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (Acnur). Esses centros promoverão campanhas de conscientização sobre direitos sociais, saúde e educação, respeitando a diversidade cultural da comunidade.

A Justiça também estabeleceu o prazo de 90 dias para que seja apresentado um cronograma com ações concretas para garantir o cumprimento dos direitos da população Warao. O descumprimento das medidas acarretará multa diária de R$ 2 mil.

Entenda o caso – O MPF ajuizou a ação civil pública após constatar a omissão e a ineficiência dos órgãos públicos no atendimento à comunidade indígena venezuelana. Há mais de quatro anos, o MPF tenta articular soluções com os governos municipal, estadual e federal, sem sucesso.

Em decisão liminar, a Justiça Federal de Mato Grosso atendeu aos pedidos do MPF e determinou que os três entes federativos atuem conjuntamente para assegurar o acesso dos Warao a serviços básicos.

O estado de Mato Grosso recorreu da decisão, alegando que não houve omissão e pedindo a suspensão da multa. No entanto, o TRF1 rejeitou o recurso, destacando que não houve comprovação do cumprimento integral das ordens judiciais.

O tribunal também ressaltou que os indígenas estrangeiros residentes no Brasil, como os Warao, têm direito à proteção integral, conforme a Constituição Federal, sendo vedada qualquer forma de discriminação. Além disso, reafirmou que a responsabilidade pelo fornecimento de serviços públicos essenciais é compartilhada entre União, estados e municípios, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF).

A multa de R$ 2 mil por dia foi considerada proporcional e adequada para garantir a efetividade da decisão judicial, diante da relevância do caso e da capacidade financeira do Estado.

Realidade dos Warao em Cuiabá – O povo Warao vive em condições precárias na capital mato-grossense devido à falta de políticas públicas adequadas e à dificuldade de acesso aos serviços básicos. Na área da educação, as crianças indígenas enfrentam dificuldades de matrícula e ausência de ensino intercultural. Atualmente, 45 crianças estão sem acesso ao ensino público.

A falta de moradias dignas também traz complicações que aumentam sua vulnerabilidade e problemas de saúde. Há casos de desnutrição, doenças de pele e falta de atendimento especializado pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). Essa negligência já resultou na morte de quatro indígenas por doenças evitáveis.

O Noroeste

Recent Posts

Trabalhadora morre eletrocutada ao limpar máquina de descascar alho em Cuiabá

Marli Zulske, de 49 anos, sofreu uma descarga elétrica enquanto limpava uma descascadora de alho…

1 hora ago

Adolescente morre após cair de árvore no quintal de casa em MT

Vítima foi identificada como Ezequiel Lucas Mangere, de 13 anos. Um adolescente de 13 anos morreu…

1 hora ago

Hospital Central é inaugurado após 34 anos de espera em Cuiabá

Unidade conta com 290 leitos e vai atender casos de alta complexidade, com capacidade para…

1 hora ago

Com subsídio do Governo de MT, famílias realizam sonho da casa própria em Primavera do Leste

Programa SER Família Habitação entregou 597 casas do Residencial Jardim dos Ipês em Primavera do…

1 hora ago

“Mudou minha vida; sem subsídio do Governo de MT não teria comprado minha casa”, afirma morador

Governador entregou 597 moradias pelo SER Família Habitação e autorizou obras de infraestrutura e educação…

1 hora ago

Seduc e Polícia Militar fazem formatura de alunos de escolas estaduais militares

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) e a Polícia Militar (PMMT)…

2 horas ago