Pesquisa mostra Mauro como melhor governador com 38,7% em 35 anos; Silval lidera como pior

O atual governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), foi escolhido como o melhor gestor estadual dos últimos 35 anos por 38,7% dos entrevistados em uma pesquisa realizada pela Percent Brasil entre os dias 27 e 30 de maio de 2025. Por outro lado, Silval Barbosa (MDB), que governou o estado entre 2010 e 2015, foi apontado como o pior governador do mesmo período por 35,2% dos participantes.

Mauro Mendes, reeleito em 2022 com mais de 68% dos votos no primeiro turno, foi lembrado por 38,7% dos entrevistados como o governador com a melhor gestão nas últimas décadas. Ele superou nomes como Blairo Maggi (25,6%) e Dante de Oliveira (21,3%).

Conhecido por seu perfil técnico e de gestão austera, Mendes é reconhecido por ações voltadas à infraestrutura, equilíbrio fiscal e programas sociais, como o “SER Família”, voltado a públicos vulneráveis.

“O atual governador, Mauro Mendes, conseguiu cristalizar uma imagem de gestor público eficiente, que realiza obras. No sentido oposto, o ex-governador, Silval Barbosa, selou o seu destino como o pior chefe de Executivo da história recente de Mato Grosso. Na opinião pública, Silval é lembrado como o pai da corrupção”, explicou, Ronye Steffan, sócio-diretor da Percent Brasil.

Já Silval Barbosa, que chegou ao Palácio Paiaguás após a renúncia de Blairo Maggi, lidera o ranking negativo com 35,2% das menções. Envolvido em escândalos de corrupção e preso em 2015, Silval virou delator da Operação Ararath, devolveu milhões aos cofres públicos e se tornou símbolo de má gestão e desvio de recursos no estado.

Ele é seguido por Pedro Taques (11,3%) e Jayme Campos (9,7%) entre os piores avaliados, segundo os entrevistados.

Ronye Steffan, sócio-diretor da Percent Brasil

A pesquisa

O levantamento foi conduzido pela equipe do pesquisador Ronye Steffan, com base em 1.200 entrevistas realizadas por telefone em nove municípios-polo, incluindo Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop e Sorriso.

A margem de erro é de 2,83% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está devidamente registrada e tem como estatístico responsável Nathany Luzia de Oliveira (Conre 1 e 5 nº c10965).

C/Portal ODOCUMENTO

O Noroeste

Recent Posts

CMO aprova parecer do Orçamento de 2026 e texto segue para votação no Congresso

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou, no início da tarde desta sexta-feira (19/12), o…

25 minutos ago

MT entra em alerta com dois avisos de perigo para chuvas intensas e temporais

Avisos indicam risco de alagamentos, ventos fortes e interrupções no fornecimento de energia em diferentes…

8 horas ago

Cidinho destaca atuação parlamentar, mas diz que Fagundes não tem perfil para governar MT

O ex-senador Cidinho Santos (PP) afirmou que o pré-candidato ao Governo de Mato Grosso, Wellington…

8 horas ago

Com entrega de +130 km de pista nova, duplicação da rodovia BR-163 chega a 230 km em MT

Expedição 163 percorreu a rodovia de Sinop a Nova Mutum nesta quinta-feira, finalizando com a…

8 horas ago

TCE dá prazo de 90 dias para prefeitura ajustar frota de ônibus em MT

Irregularidades foram encontradas durante Operação Transporte Escolar Seguro. Parte das falhas já estão sendo corrigidas…

8 horas ago

Golpistas do MT aplicam golpe em supermercado e usam até perfil falso do governador de Roraima

Polícia investiga fraude de quase R$ 350 mil com uso de WhatsApp e PIX em…

8 horas ago