Categories: Politica MT

Vereador vê “malandragem dos bancos” para endividar servidores e quer suspender consignados

O vereador Dilemário Alencar (UB) encaminhou indicação parlamentar endereçada ao prefeito de Cuiabá Abílio Brunini (PL) solicitando a suspensão do desconto de parcelas nos salários dos servidores da Prefeitura de Cuiabá que contraíram empréstimos consignados através de linha rotativa de cartão de crédito.

No documento enviado, o parlamentar justifica seu pedido de suspensão argumentando que o crédito rotativo de cartões para empréstimo consignado tem sido a grande fonte de endividamento dos servidores efetivos e aposentados, seja de âmbito federal, estadual e municipal.

Dilemário explica que a lei faculta até 35% de margem salarial para operação de empréstimo consignado tradicional. Entretanto, é facultado também, uma margem de 5% para empréstimo através de cartões de crédito, porém as taxas de juros são muito altas.

“Está ficando cada vez mais evidenciado que o “pulo do gato” da malandragem de alguns bancos para endividar os servidores, que já usaram sua margem de até 35% do empréstimo consignado tradicional, pode ser a oferta do crédito rotativo de cartões com taxas de juros geralmente abusivas e com parcelas de até 120 meses. É por isso que estou defendendo a suspensão do desconto na folha salarial para que seja apurada essa situação”, pontuou o líder do executivo na Câmara Municipal.

Dilemário encaminhou indicação ao prefeito Abílio pedindo a suspensão do desconto de parcelas nos salários dos servidores que contraíram empréstimos

O parlamentar também solicitou que a secretaria municipal de Economia faça uma auditoria em todos os contratos e taxas de empréstimos consignados de bancos que têm convênios com a Prefeitura de Cuiabá.

“Sabemos que o problema dos empréstimos consignados na Prefeitura de Cuiabá é devido ao calote de R$ 50 milhões que a gestão do ex-prefeito Emanuel Pinheiro deu em bancos por não repassar as parcelas descontadas nos salários dos servidores. Inclusive, a maioria dos servidores está sem acesso a linhas de consignados devido o calote”, disse Dilemário.

“Mas, sem dúvidas, é prudente que seja realizada auditoria nos consignados como forma de passar um pente fino para averiguar se existem quaisquer irregularidades. E existindo, casos de juros abusivos e contratos fraudulentos, como temos visto denúncias no noticiário local e nacional, que a gestão do prefeito Abílio separe o joio do trigo, cortando os convênios de bancos, seja de porte grande, médio ou pequeno, que eventualmente possam estar lesando servidores”, concluiu o vereador Dilemário Alencar.

O Noroeste

Recent Posts

Trabalhadora morre eletrocutada ao limpar máquina de descascar alho em Cuiabá

Marli Zulske, de 49 anos, sofreu uma descarga elétrica enquanto limpava uma descascadora de alho…

4 horas ago

Adolescente morre após cair de árvore no quintal de casa em MT

Vítima foi identificada como Ezequiel Lucas Mangere, de 13 anos. Um adolescente de 13 anos morreu…

4 horas ago

Hospital Central é inaugurado após 34 anos de espera em Cuiabá

Unidade conta com 290 leitos e vai atender casos de alta complexidade, com capacidade para…

4 horas ago

Com subsídio do Governo de MT, famílias realizam sonho da casa própria em Primavera do Leste

Programa SER Família Habitação entregou 597 casas do Residencial Jardim dos Ipês em Primavera do…

5 horas ago

“Mudou minha vida; sem subsídio do Governo de MT não teria comprado minha casa”, afirma morador

Governador entregou 597 moradias pelo SER Família Habitação e autorizou obras de infraestrutura e educação…

5 horas ago

Seduc e Polícia Militar fazem formatura de alunos de escolas estaduais militares

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) e a Polícia Militar (PMMT)…

5 horas ago