A senadora Margareth Buzetti (PSD) falou na manhã desta segunda-feira (9), sobre os riscos que os municípios brasileiros enfrentam devido às dívidas previdenciárias acumuladas junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo ela, a inadimplência pode comprometer o repasse de recursos federais, incluindo emendas parlamentares essenciais para as prefeituras.
Margareth ressaltou que o problema das dívidas municipais com o INSS vem sendo objeto de discussões legislativas. Ela mencionou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que amplia o número de parcelas para quitação dessas dívidas, bem como os precatórios — que envolvem indenizações e débitos trabalhistas —, dando mais fôlego para os municípios enfrentarem essas obrigações.
“Antes, a PEC previa 200 parcelas, agora ela amplia o prazo e também engloba os precatórios dos municípios, que incluem indenizações e outras dívidas trabalhistas”, explicou a senadora.
Para Margareth, é fundamental que os gestores públicos assumam o compromisso de resolver essa questão o quanto antes. “É preciso dar um basta. As dívidas previdenciárias não podem continuar acumulando com os prefeitos”, alertou.
Sobre os efeitos da inadimplência, a parlamentar foi enfática. “Um município inadimplente não consegue receber emendas parlamentares. Não há possibilidade de repassar recursos para pagar dívida previdenciária.”
A senadora ainda comparou a retenção desses recursos ao crime de apropriação indébita. “Quando uma empresa retém o desconto feito no trabalhador e não o repassa, isso configura apropriação indébita. O município precisa ter consciência disso e solucionar o problema, evitando a repetição da conduta”, afirmou Margareth.
Marli Zulske, de 49 anos, sofreu uma descarga elétrica enquanto limpava uma descascadora de alho…
Vítima foi identificada como Ezequiel Lucas Mangere, de 13 anos. Um adolescente de 13 anos morreu…
Unidade conta com 290 leitos e vai atender casos de alta complexidade, com capacidade para…
Programa SER Família Habitação entregou 597 casas do Residencial Jardim dos Ipês em Primavera do…
Governador entregou 597 moradias pelo SER Família Habitação e autorizou obras de infraestrutura e educação…
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) e a Polícia Militar (PMMT)…