O deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) participou nesta segunda-feira (9), da abertura da III Semana da Neurodiversidade, em Barra do Bugres. Com o tema “Um olhar afetivo para a neurodiversidade”, o poder público municipal, em parceria com o parlamentar e especialistas, discutiu a importância da sensibilização, compreensão e aceitação das pessoas com perfis cognitivos diferentes.
O parlamentar reforçou que a neurodiversidade é a ideia de que cada pessoa é diferente, inclusive na forma como o cérebro funciona. Segundo esse conceito, os seres humanos têm jeitos variados de pensar e agir e essas diferenças naturais devem ser respeitadas e aceitas.
“É muito gratificante estar neste evento que tem como objetivo promover a sensibilização e a aceitação da neurodiversidade, incentivando a inclusão e a equidade para todas as pessoas”, afirmou, lembrando que um desafio a ser vencido nesse ponto é a identificação de um número de quantas pessoas neurodivergentes existem.
O parlamentar reforçou que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Mato Grosso mais de 40 mil pessoas afirmaram ter recebido o diagnóstico de Transtorno Espectro Autista (TEA), mas não há levantamentos de outras condições como o Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Dislexia, entre outros.
“Precisamos desses números para que possamos construir políticas públicas de forma assertiva, compreendendo a realidade onde estamos inseridos”, disse Chico Guarnieri.
A abertura do evento contou com a palestra “Comunicação e Desafios da Inclusão Escolar”, ministrada pelo psicólogo, doutor em estudos da Linguagem, Rodrigo Fernandes Brito.
Realizada pela Prefeitura de Barra do Bugres, pelas secretarias municipais de Educação e Cultura, Saúde e Assistência Social, a Semana da Neurodiversidade ofereça palestras também nesta terça (10) e quarta-feira (11), no auditório da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Na quinta-feira (12), na Praça Felipe Mendes, serão realizadas atividades culturais, interativas e de recreação.
Marli Zulske, de 49 anos, sofreu uma descarga elétrica enquanto limpava uma descascadora de alho…
Vítima foi identificada como Ezequiel Lucas Mangere, de 13 anos. Um adolescente de 13 anos morreu…
Unidade conta com 290 leitos e vai atender casos de alta complexidade, com capacidade para…
Programa SER Família Habitação entregou 597 casas do Residencial Jardim dos Ipês em Primavera do…
Governador entregou 597 moradias pelo SER Família Habitação e autorizou obras de infraestrutura e educação…
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) e a Polícia Militar (PMMT)…