‘O Brasil está tão ruim, que até a Venezuela, um país de terceira categoria resolveu nos taxar em 77%’ critica Mendes I MT

O governador Mauro Mendes (União) comentou na manhã desta segunda-feira (28), sobre a crise internacional vivida pelo Brasil. Segundo ele, o país está em uma situação tão ruim politicamente, que até a Venezuela resolveu aplicar uma taxa de 77% aos produtos brasileiros. A declaração se dá no contexto sobre a polêmica taxação imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“O Brasil está tão ruim nesse momento que até a Venezuela, aqui do lado, um país de terceira categoria no mercado mundial, um país caloteiro e governado por um ditador, uma pessoa que todos conhecemos a trajetória do Maduro, resolveu taxar o Brasil em até 77%”, disse em entrevista à Jovem Pan News.

“Olha só o nível de desmoralização que essa nossa relação, nossa cadeia de comercialização está tendo a nível mundial”, emendou.

O tarifaço aplicado por Trump passará a valer a partir de 1º de agosto. A medida vale para todos os países, porém os produtos brasileiros terão a maior taxa de todas, com uma tarifa de 50%.

Em carta ao governo brasileiro, Trump disse que a tarifa se dá por três motivos: o processo judicial contra Jair Bolsonaro (PL), as medidas judiciais contra as redes sociais americanas e a insatisfação com a posição dos EUA na balança comercial com o Brasil.

Questionado sobre o posicionamento de alguns brasileiros no exterior defendendo a taxação, Mauro criticou a atuação, mas pontuou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) errou muito mais ao desdenhar do presidente americano.

VIDEO:

“Não tem como concordar com isso. Nenhum brasileiro de bom senso pode achar que alguém que é brasileiro esteja certo ao defender os Estados Unidos quando ele cria um problema gigante para a economia brasileira. O Trump fez isso só que nós temos que reconhecer que essas pessoas possam estar erradas na forma em que estão conduzindo isso, mas também temos que reconhecer que o Governo Brasileiro não agiu corretamente quando ele desdenhou, quando o nosso presidente fez piadinha com o próprio Trump, falando em jabuticaba”, disse.

“Isso parece ‘bonitinho’ aqui dentro, mas como que essa mensagem chega lá? Vê se os chineses e europeus agiram dessa forma? E é por isso que está anunciado ai que a União Europeia, nesse momento, fechou um acordo de 15% com os Estados Unidos. Todos deram ao problema a importância que ele tem, compreendendo que as cadeias globais e comércios são importantes para todo mundo”, acrescentou.

Taxação venezuelana

A cobrança extra começou na última sexta-feira, sem qualquer aviso prévio. No caso da soja, que é o produto mais exportado, a taxa será de 77%.

Uma estimativa do prejuízo para os exportadores ainda não foi feita pela Federação das Indústrias do Estado de Roraima.

A Federação das Indústrias de Roraima aguarda um posicionamento das autoridades venezuelanas para identificar as causas da cobrança das tarifas.

O Noroeste

Recent Posts

Trabalhadora morre eletrocutada ao limpar máquina de descascar alho em Cuiabá

Marli Zulske, de 49 anos, sofreu uma descarga elétrica enquanto limpava uma descascadora de alho…

4 horas ago

Adolescente morre após cair de árvore no quintal de casa em MT

Vítima foi identificada como Ezequiel Lucas Mangere, de 13 anos. Um adolescente de 13 anos morreu…

4 horas ago

Hospital Central é inaugurado após 34 anos de espera em Cuiabá

Unidade conta com 290 leitos e vai atender casos de alta complexidade, com capacidade para…

4 horas ago

Com subsídio do Governo de MT, famílias realizam sonho da casa própria em Primavera do Leste

Programa SER Família Habitação entregou 597 casas do Residencial Jardim dos Ipês em Primavera do…

4 horas ago

“Mudou minha vida; sem subsídio do Governo de MT não teria comprado minha casa”, afirma morador

Governador entregou 597 moradias pelo SER Família Habitação e autorizou obras de infraestrutura e educação…

4 horas ago

Seduc e Polícia Militar fazem formatura de alunos de escolas estaduais militares

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) e a Polícia Militar (PMMT)…

4 horas ago