VÍDEO: mãe e filhote de onça-preta são vistos atravessando estrada em registro raro em MT

Duas onças-pretas – mãe e filhote – foram vistas atravessando a estrada na região do Parque Indígena do Xingu, próximo à Confresa, a 1.065 km de Cuiabá. O registro foi feito pelo técnico em agropecuária Paulo Odair, no dia 26 de junho e publicado na última sexta-feira (1°) (assista abaixo).

Segundo Paulo, o local fica próximo à fazenda onde ele trabalha. Quando estava voltando do trabalho, ele percebeu a presença dos felinos e se preparou para gravar o momento.

“Foi muito legal, uma sensação única! Uma vez vi uma onça-pintada de longe, já faz muito tempo, agora tive a oportunidade de ver bem de perto”, descreveu.

Ainda de acordo com Paulo, havia outro filhote que não atravessou e ficou gritando pela mãe. Até o momento em que eles foram embora, a mãe não havia voltado para buscá-lo.

VIDEO:

O biólogo Luiz Eduardo Saragiotto afirmou que registros como esse são raros, pois as onças de padrão melânico são mais difíceis de serem encontradas na natureza.

“As onças-pintadas podem nascer com o que chamamos de padrão melânico, que lembra a proteína melanina (que da cor à pele de muitos animais – inclusive na espécie humana)”, explicou.

Isso quer dizer que, apesar da cor e do nome popular serem diferentes, as pretas e pintadas são da mesma espécie: a Panthera onca. São onças-pintadas com pelagem escura, que possuem essa característica marcante devido a uma mutação genética.

“Este padrão melânico tem uma pelagem preta, mas no sol, é possível observar as pintas embaixo da pelagem”, afirmou.

Segundo pesquisadores, a espécie está ameaçada de extinção. Apenas de 5% a 10% das onças nascem com essa alteração na pelagem.

O Noroeste

Recent Posts

Trabalhadora morre eletrocutada ao limpar máquina de descascar alho em Cuiabá

Marli Zulske, de 49 anos, sofreu uma descarga elétrica enquanto limpava uma descascadora de alho…

7 horas ago

Adolescente morre após cair de árvore no quintal de casa em MT

Vítima foi identificada como Ezequiel Lucas Mangere, de 13 anos. Um adolescente de 13 anos morreu…

7 horas ago

Hospital Central é inaugurado após 34 anos de espera em Cuiabá

Unidade conta com 290 leitos e vai atender casos de alta complexidade, com capacidade para…

7 horas ago

Com subsídio do Governo de MT, famílias realizam sonho da casa própria em Primavera do Leste

Programa SER Família Habitação entregou 597 casas do Residencial Jardim dos Ipês em Primavera do…

7 horas ago

“Mudou minha vida; sem subsídio do Governo de MT não teria comprado minha casa”, afirma morador

Governador entregou 597 moradias pelo SER Família Habitação e autorizou obras de infraestrutura e educação…

7 horas ago

Seduc e Polícia Militar fazem formatura de alunos de escolas estaduais militares

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) e a Polícia Militar (PMMT)…

7 horas ago