Em 2024, a exploração ilegal resultou no corte de 1.142,88 hectares de floresta nativa. — Foto: Reprodução
A Polícia Federal cumpriu 10 mandados de busca e apreensão, nesta quarta-feira (13), em casas e madeireiras apontadas como responsáveis pela receptação da madeira extraída ilegalmente da Terra Indígena Menkü, em Brasnorte, a 580 km de Cuiabá.
As investigações tiveram início a partir de denúncia anônima, relatando a exploração de madeira na área protegida. Por meio de análises de imagens de satélite, foi constatado que, em 2024, a exploração ilegal resultou no corte de 1.142,88 hectares de floresta nativa.
Além dos danos ambientais, a operação ainda investiga uma ocorrência de ameaça feita por madeireiros contra mulheres indígenas que se opuseram às atividades ilegais.
A ações fazem parte da Operação Mykyara, que conta com apoio de servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
Os investigados poderão responder pelos crimes de desmatamento de terra de domínio público, receptação de madeira sem origem e associação criminosa.
Avisos indicam risco de alagamentos, ventos fortes e interrupções no fornecimento de energia em diferentes…
O ex-senador Cidinho Santos (PP) afirmou que o pré-candidato ao Governo de Mato Grosso, Wellington…
Expedição 163 percorreu a rodovia de Sinop a Nova Mutum nesta quinta-feira, finalizando com a…
Irregularidades foram encontradas durante Operação Transporte Escolar Seguro. Parte das falhas já estão sendo corrigidas…
Polícia investiga fraude de quase R$ 350 mil com uso de WhatsApp e PIX em…
A inauguração do Centro Médico Infantil (CMI) de Cuiabá, realizada na tarde desta quinta-feira (18),…