Após a falta de assinaturas mínimas para a abertura da Comissão Parlamenrtar de Inquérito (CPI) do Feminicídio, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, nesta quarta-feira (3), a criação de uma Comissão Especial de Defesa dos Direitos da Mulher.
A medida pretende fazer um mapeamento desse tipo de crime, formulando políticas públicas preventivas e propondo protocolos mais ágeis para medidas protetivas e acolhimento das vítimas. A proposta foi apresentada pelo deputado Gilberto Cattani (PL), que não apoiou a CPI.
Na casa de leis já há uma Comissão Permanente de Direitos Humanos e Defesa da Mulher, a nova comissão, entretanto, tem caráter temporário e exclusivo para enfrentar a escalada de feminicídios no estado.
“Com a finalidade de analisar, debater e propor medidas voltadas à proteção, valorização e defesa dos direitos da mulher no Estado de Mato Grosso, com especial enfoque à elaboração de políticas públicas efetivas na redução das taxas de feminicídio”, diz trecho do documento.
Mato grosso teve a maior taxa de feminicídios no país, em 2023, registrando 46 assassinatos de mulheres, o que equivale a 2,5 casos por 100 mil mulheres. Em 2024, o feito se repetiu, com 47 mortes confirmadas. Até agosto deste ano, já são 36 registros, o que representa um aumento de 37% em relação ao mesmo período do ano passado.
A proposta da nova comissão foi apresentada pelo deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que perdeu a filha, Raquel Cattani, vítima de feminicídio em 2024. O político foi uma das assinatura ausentes para a instauração da CPI do Feminicídio, protocolada em agosto pela deputada Edna Sampaio (PT).
Ao final de seus trabalhos, a comissão deverá apresentar um relatório com recomendações e projetos de lei voltados ao enfrentamento do feminicídio em Mato Grosso.
Marli Zulske, de 49 anos, sofreu uma descarga elétrica enquanto limpava uma descascadora de alho…
Vítima foi identificada como Ezequiel Lucas Mangere, de 13 anos. Um adolescente de 13 anos morreu…
Unidade conta com 290 leitos e vai atender casos de alta complexidade, com capacidade para…
Programa SER Família Habitação entregou 597 casas do Residencial Jardim dos Ipês em Primavera do…
Governador entregou 597 moradias pelo SER Família Habitação e autorizou obras de infraestrutura e educação…
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) e a Polícia Militar (PMMT)…