Categories: Featured

MP quer permanência de júri popular para ex-procurador da AL que matou sem-teto em Cuiabá I MT

O Ministério Público de Mato Grosso pediu que seja mantida a prisão e a decisão que levou o advogado e ex-procurador da Assembleia Legislativa, Luiz Eduardo Figueiredo Rocha e Silva, a responder no Tribunal do Júri pelo assassinato de Ney Alves Muller, morto com um tiro na cabeça em abril deste ano, em Cuiabá.

A manifestação foi assinada nesta quinta-feira (4) pelo promotor de Justiça Samuel Frungilo, que rejeitou os argumentos apresentados pela defesa do réu.

Ney, que vivia em situação de rua e era dependente químico, foi atingido no dia 9 de abril, por volta das 21h, próximo aos muros da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no bairro Boa Esperança. Ele morreu no local.

Nos embargos de declaração contra a sentença de pronúncia, a defesa do advogado alegou que houve contradição entre o laudo de necrópsia, que apontou disparo “à distância”, e a denúncia, que sustentou a versão de disparo “à curta distância” ou “à queima-roupa”. O objetivo era fragilizar a narrativa de surpresa na ação.

O promotor, no entanto, sustentou que não há inconsistência. Segundo ele, o ataque foi inesperado não pela distância do disparo, mas pela forma como ocorreu: Luiz teria localizado Ney instantes depois de descobrir que o homem havia danificado seu carro, abaixado o vidro do veículo e atirado em menos de cinco segundos, sem qualquer possibilidade de reação da vítima.

Conforme a denúncia, o episódio teve início no Posto Matrix, onde o Land Rover de Luiz foi riscado. Após ouvir relatos sobre o autor do dano, o advogado jantou com a família e, mais tarde, retornou à região em busca de Ney. Já no bairro Boa Esperança, o encontrou caminhando na avenida. De dentro do carro, chamou a vítima e atirou com uma pistola Taurus calibre .380, registrada em seu nome.

As câmeras de segurança, de acordo com o Ministério Público, registraram que Ney não teve qualquer chance de defesa. Para o órgão, o crime foi motivado por sentimento de vingança contra alguém em condição de vulnerabilidade, sem recursos para reparar o prejuízo material.

A tese de que o disparo teria ocorrido em legítima defesa, por uma suposta investida de Ney contra o veículo, foi afastada. O promotor ressaltou que não houve comprovação de que Luiz agiu de maneira proporcional, além do fato de que já estava armado e teria provocado o contato ao chamar a vítima antes do disparo.

A posição da vítima no momento do tiro, segundo a acusação, é compatível com os laudos periciais e não desqualifica a versão de ataque repentino. Argumentos sobre a personalidade de Ney, descrito pelo irmão como agressivo, também não foram aceitos.

Diante disso, o Ministério Público pediu que os embargos de declaração sejam rejeitados e que a sentença de pronúncia seja mantida, preservando as qualificadoras imputadas. A prisão preventiva, segundo Frungilo, continua justificada pela gravidade do caso e pela existência de provas que apontam Luiz como autor do crime.

O Noroeste

Recent Posts

MT entra em alerta com dois avisos de perigo para chuvas intensas e temporais

Avisos indicam risco de alagamentos, ventos fortes e interrupções no fornecimento de energia em diferentes…

8 horas ago

Cidinho destaca atuação parlamentar, mas diz que Fagundes não tem perfil para governar MT

O ex-senador Cidinho Santos (PP) afirmou que o pré-candidato ao Governo de Mato Grosso, Wellington…

8 horas ago

Com entrega de +130 km de pista nova, duplicação da rodovia BR-163 chega a 230 km em MT

Expedição 163 percorreu a rodovia de Sinop a Nova Mutum nesta quinta-feira, finalizando com a…

8 horas ago

TCE dá prazo de 90 dias para prefeitura ajustar frota de ônibus em MT

Irregularidades foram encontradas durante Operação Transporte Escolar Seguro. Parte das falhas já estão sendo corrigidas…

8 horas ago

Golpistas do MT aplicam golpe em supermercado e usam até perfil falso do governador de Roraima

Polícia investiga fraude de quase R$ 350 mil com uso de WhatsApp e PIX em…

8 horas ago

Ao lado do governador, prefeito inaugura primeiro centro médico 100% pediátrico de Mato Grosso

A inauguração do Centro Médico Infantil (CMI) de Cuiabá, realizada na tarde desta quinta-feira (18),…

8 horas ago