Seis pacientes com leishmaniose, com idades acima de 50 anos, aguardam uma injeção que custa de R$ 16 mil a R$ 20 mil em Guiratinga, a 334 km de Cuiabá. O município já teve surto da doença em 2023, com 85 casos. Desde o começo do ano já foram 40 registros.
A secretária de Saúde do município, Luciana Ferreira, contou que as doses de anfotericina b lipossomal são enviadas pelo Ministério da Saúde até o polo de distribuição em Rondonópolis, a 218 km da capital cuiabana. De lá, uma equipe da secretaria busca os medicamentos até o município.
“Então, isso não depende da gente. Infelizmente não conseguimos comprar porque isso vem do Ministério da Saúde. Não é falta de cobrança, porque se dependesse da gente já estaria resolvido”, afirmou.
A reportagem procurou o Ministério da Saúde, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
Segundo a secretária, os casos da doença costumam ocorrer na época do ano em que há altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar. “Tem todo ano, às vezes mais, às vezes menos”, disse.
Dos seis pacientes acometidos pela doença, três aguardam o medicamento em casa, e outros três estão na zona rural. Deste total, alguns esperam pelo medicamento há mais de dois meses.
O caso deles é conhecido como leishmaniose tegumentar americana, ou seja, que acomete mais a região da pele, segundo a diretora de vigilância sanitária do município, Lissiane Andrade de Souza.
A esposa de um dos pacientes — que não quis se identificar — contou ao g1 que ele espera pelo medicamento desde o dia 21 de agosto. “O ferimento dele foi na perna e, como ele trabalha em serviços gerais, não pôde trabalhar nesse período”, contou.
A leishmaniose é causa por um protozoário. Os principais alvos costumam ser animais domésticos, mas também pode acometer seres humanos. A doença causa ferimentos na pele, células sanguíneas e órgãos internos.
Cuiabá registra aumento nos casos de leishmaniose em cães neste ano
Marli Zulske, de 49 anos, sofreu uma descarga elétrica enquanto limpava uma descascadora de alho…
Vítima foi identificada como Ezequiel Lucas Mangere, de 13 anos. Um adolescente de 13 anos morreu…
Unidade conta com 290 leitos e vai atender casos de alta complexidade, com capacidade para…
Programa SER Família Habitação entregou 597 casas do Residencial Jardim dos Ipês em Primavera do…
Governador entregou 597 moradias pelo SER Família Habitação e autorizou obras de infraestrutura e educação…
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) e a Polícia Militar (PMMT)…