Categories: FeaturedMT MAIS

Família responsável por canil clandestino com mais de 70 cachorros de raça é liberada após pagar fiança em Cuiabá

A família responsável pelo canil clandestino com mais de 70 cachorros de raça foi liberada, nesta quarta-feira (17), após pagar fiança em Cuiabá.

A dona da casa, seus três filhos, dois homens de 24 e 38 anos e uma mulher de 24 anos, e o genro de 29 anos, foram todos liberados.

A identidade deles e o valor da fiança não foi divulgado.

Os animais foram encontrados pela polícia com sinais de maus-tratos e vivendo em ambientes com sujeira, que abrigava desde Shih-Tzu, Spitz Alemão e Pinscher até hamsters, de acordo com a Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema).

Segundo a médica veterinária da Diretoria de Bem-Estar Animal (BEA), Morgana Thereza Ens, que acompanhou a inspeção, no canil havia animais mortos, alguns se alimentando de outros cadáveres, fezes espalhadas, acumulo de lixo e comida velha.

No local também foram apreendidas galinhas e outras espécies de roedores em situação de maus-tratos. Há um ano, um dos familiares detidos nessa operação já havia sido preso pelo mesmo crime.

Entenda o caso

A investigação teve inicío após denúncias recebidas pelos canais oficiais da BEA e da Secretaria de Ordem Pública (SORP). Os animais estavam confinados em espaços pequenos, sem ventilação adequada e sem manejo sanitário.

Animais são resgtados de canil

 

Animais são resgatados de canil clandestino em Cuiabá — Foto: Prefeitura de Cuiabá

Conforme a secretária municipal de Ordem Pública, delegada Juliana Palhares, responsável pela operação, o local não possuía alvará sanitário, nem registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária e funcionava em desacordo com as normas de saúde e bem-estar animal. A descrição da atividade no alvará também não condizia com a realidade, estando registrada como “Comércio Varejista Hortifrutigranjeiro”, e o endereço informado no documento era diferente.

A Vigilância Sanitária também apreendeu medicamentos e vacinas vencidas, além de produtos sem nota fiscal.

A BEA iniciou imediatamente a triagem e os atendimentos emergenciais em uma clínica veterinária. Parte dos animais foi encaminhado ao canil municipal até que haja condições para adoção responsável. O espaço permanecerá interditado até nova deliberação das autoridades.

A mãe e filho, outros dois filhos, sendo um homem e uma mulher, de 24 anos, e o genro, de 29 anos, foram presos e levados para a Dema, onde foram ouvidos e autuados em flagrante por maus-tratos a animais silvestres, domésticos ou domesticados e por construir e funcionar estabelecimentos, obras ou serviços potencialmente poluidores, sem licença.

No local também foram apreendidas galinhas e outras espécies de roedores em situação de maus-tratos.

VIDEO:

O Noroeste

Recent Posts

MT entra em alerta com dois avisos de perigo para chuvas intensas e temporais

Avisos indicam risco de alagamentos, ventos fortes e interrupções no fornecimento de energia em diferentes…

8 horas ago

Cidinho destaca atuação parlamentar, mas diz que Fagundes não tem perfil para governar MT

O ex-senador Cidinho Santos (PP) afirmou que o pré-candidato ao Governo de Mato Grosso, Wellington…

8 horas ago

Com entrega de +130 km de pista nova, duplicação da rodovia BR-163 chega a 230 km em MT

Expedição 163 percorreu a rodovia de Sinop a Nova Mutum nesta quinta-feira, finalizando com a…

8 horas ago

TCE dá prazo de 90 dias para prefeitura ajustar frota de ônibus em MT

Irregularidades foram encontradas durante Operação Transporte Escolar Seguro. Parte das falhas já estão sendo corrigidas…

8 horas ago

Golpistas do MT aplicam golpe em supermercado e usam até perfil falso do governador de Roraima

Polícia investiga fraude de quase R$ 350 mil com uso de WhatsApp e PIX em…

8 horas ago

Ao lado do governador, prefeito inaugura primeiro centro médico 100% pediátrico de Mato Grosso

A inauguração do Centro Médico Infantil (CMI) de Cuiabá, realizada na tarde desta quinta-feira (18),…

8 horas ago