Categories: Featured

Grupo em trabalho análogo à escravidão é resgatado de fazenda isolada em MT

Vinte trabalhadores foram resgatados em condições análogas à escravidão em uma zona rural de Nova Maringá, a 392 km de Cuiabá, na segunda-feira (15). O grupo trabalhava em extração de lenha numa área desmatada. Uma mulher e dois menores de idade foram encontrados no local, de acordo com auditoria fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego.

Dos 20 trabalhadores, 16 estavam sem registro formal e recebiam apenas por produção, sem um salário fixo. Os outros quatro, embora estivessem registrados, recebiam na carteira de trabalho somente 30% do salário, com os 70% restantes da remuneração sendo pagos “por fora” e também vinculados à produção.

Grupo em trabalho análogo à escravidão é resgatado em área isolada de MT

O local onde eles moravam, além de degradante, ficava a 120 km da cidade mais próxima, uma área isolada e sem transpor público ou particular. Os trabalhadores afirmaram à equipe que não possuíam dinheiro para voltar para casa, caso quisessem sair do local.

Quatro trabalhadores estavam confinados em um contêiner sem ar-condicionado, sem camas, roupas de cama ou armários. O ambiente era de extrema desordem e total falta de higiene, segundo a auditoria fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego.

Os outros trabalhadores estavam em barracos improvisados de lona, sem acesso a instalações sanitárias adequadas, dormiam em redes ou tarimbas e ficavam permanentemente expostos à ação de insetos e outros animais que circulavam pelo local.

Num dos barracos de lona pernoitavam 13 trabalhadores entre redes e colchões em tarimbas improvisadas. Não havia água limpa e potável, não havia áreas de vivência com higiene adequada para o preparo de alimentos, conforme investigação do MP.

A ação contou com a participação da Auditoria Fiscal do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Polícia Federal (PF), da Defensoria Pública da União (DPU) e do Projeto Ação Integrada (PAI) que promove o acolhimento depois do resgate dos trabalhadores.

Grupo em trabalho análogo à escravidão é resgatado em área isolada de MT — Foto: MTE

A água utilizada para preparo da comida e consumo não era potável, era retirada diretamente de um rio, o que os expunha a riscos de doenças. No local, havia apenas um banheiro para os trabalhadores, os quais declararam que faziam as necessidades no mato e tomavam banho no córrego próximo.

Os resgatados ainda afirmaram que nem sempre era fornecido papel higiênico e que cada um comprava o seu.

Após o resgate

Depois da ação, os trabalhadores foram resgatados e imediatamente retirados do local pelo empregador, sob a supervisão da equipe de fiscalização.

Grupo em trabalho análogo à escravidão é resgatado de fazenda isolada em MT

 

Local em que grupo foi resgatado em condições analógas à escravidão em MT — Foto: MTE

As verbas rescisórias dos trabalhadores foram cobradas, totalizando um valor aproximado de R$ 418 mil. Além disso, o representante do MPT propôs a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) aos responsáveis.

Entre os resgatados, alguns trabalhadores se encontravam sem documentos. A defensoria encaminhou os trabalhadores para regularizar os documentos. Agentes sociais do Projeto Ação Integrada também acompanham os resgatados, oferecendo acolhimento, qualificação profissional e apoio para futura reinserção no mercado de trabalho.

O Ministério do Trabalho e Emprego investiga o caso.

Grupo em trabalho análogo à escravidão é resgatado em área isolada de MT — Foto: MTE

VIDEO:

O Noroeste

Recent Posts

CMO aprova parecer do Orçamento de 2026 e texto segue para votação no Congresso

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou, no início da tarde desta sexta-feira (19/12), o…

3 horas ago

MT entra em alerta com dois avisos de perigo para chuvas intensas e temporais

Avisos indicam risco de alagamentos, ventos fortes e interrupções no fornecimento de energia em diferentes…

10 horas ago

Cidinho destaca atuação parlamentar, mas diz que Fagundes não tem perfil para governar MT

O ex-senador Cidinho Santos (PP) afirmou que o pré-candidato ao Governo de Mato Grosso, Wellington…

10 horas ago

Com entrega de +130 km de pista nova, duplicação da rodovia BR-163 chega a 230 km em MT

Expedição 163 percorreu a rodovia de Sinop a Nova Mutum nesta quinta-feira, finalizando com a…

10 horas ago

TCE dá prazo de 90 dias para prefeitura ajustar frota de ônibus em MT

Irregularidades foram encontradas durante Operação Transporte Escolar Seguro. Parte das falhas já estão sendo corrigidas…

11 horas ago

Golpistas do MT aplicam golpe em supermercado e usam até perfil falso do governador de Roraima

Polícia investiga fraude de quase R$ 350 mil com uso de WhatsApp e PIX em…

11 horas ago