Categories: Politica MT

Senadora de MT critica ‘PEC da Blindagem’ e cobra transparência do Congresso I MT

A senadora Margareth Buzetti (PSD) se posicionou de forma contrária à chamada PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara dos Deputados nesta terça-feira (16). Para a parlamentar, a proposta enfraquece o Parlamento e transmite à sociedade a impressão de que políticos querem escapar de investigações judiciais.

“Sou totalmente contrária à PEC. Ela fragiliza o Parlamento e passa à sociedade a impressão de que políticos buscam se proteger, independentemente da gravidade das acusações. Há crimes que não podem ficar à margem da investigação judicial. Precisamos dar exemplo de transparência e compromisso com a justiça”, declarou.

Buzetti também lembrou que a regra já vigorou no país entre 1988 e 2001. Nesse período, segundo ela, de 250 pedidos de abertura de processo criminal feitos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) contra parlamentares, apenas um foi autorizado pela Câmara. “Será que isso é bom para a democracia?”, questionou.

A PEC das Prerrogativas, como também é chamada, determina que prisões e ações penais contra deputados federais, estaduais, distritais e senadores só possam prosseguir com aval das respectivas Casas Legislativas. O prazo para análise será de até 90 dias, e o voto em casos de prisão será secreto. O texto ainda amplia o foro privilegiado para presidentes nacionais de partidos com representação no Congresso.

Na votação em primeiro turno, a proposta recebeu 353 votos favoráveis e 134 contrários. No segundo turno, foram 344 votos a 133. O texto agora será analisado pelo Senado.

Entre os oito deputados federais de Mato Grosso, seis apoiaram a PEC: Coronel Fernanda (PL), Coronel Assis (União), Gisela Simona (União), José Medeiros (PL), Nelson Barbudo (PL) e Rodrigo da Zaeli (PL). Votaram contra Emanuel Pinheiro Neto, o “Emanuelzinho” (MDB), e Juarez Costa (MDB).

Para Buzetti, a responsabilidade do Senado é decisiva neste momento. “Não podemos permitir retrocessos que coloquem em risco a credibilidade do Congresso Nacional. É nosso dever preservar a confiança do povo brasileiro nas instituições”, afirmou.

O Noroeste

Recent Posts

CMO aprova parecer do Orçamento de 2026 e texto segue para votação no Congresso

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou, no início da tarde desta sexta-feira (19/12), o…

3 horas ago

MT entra em alerta com dois avisos de perigo para chuvas intensas e temporais

Avisos indicam risco de alagamentos, ventos fortes e interrupções no fornecimento de energia em diferentes…

11 horas ago

Cidinho destaca atuação parlamentar, mas diz que Fagundes não tem perfil para governar MT

O ex-senador Cidinho Santos (PP) afirmou que o pré-candidato ao Governo de Mato Grosso, Wellington…

11 horas ago

Com entrega de +130 km de pista nova, duplicação da rodovia BR-163 chega a 230 km em MT

Expedição 163 percorreu a rodovia de Sinop a Nova Mutum nesta quinta-feira, finalizando com a…

11 horas ago

TCE dá prazo de 90 dias para prefeitura ajustar frota de ônibus em MT

Irregularidades foram encontradas durante Operação Transporte Escolar Seguro. Parte das falhas já estão sendo corrigidas…

11 horas ago

Golpistas do MT aplicam golpe em supermercado e usam até perfil falso do governador de Roraima

Polícia investiga fraude de quase R$ 350 mil com uso de WhatsApp e PIX em…

11 horas ago