Ruas, praças, igrejas e cantos boêmios de Cuiabá ganham vida em um roteiro que mistura história, arte e poesia. É o que promete o documentário No Coração de Cuiabá, que estreia na segunda-feira (22.9), às 19h30, no Cine Teatro Cuiabá, dando início a um projeto turístico-cultural que transforma o Centro Histórico em palco da cultura cuiabana. A obra contou com recursos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).
Dirigido por Luiz Marchetti, o filme apresenta cinco rotas turísticas temáticas. Patrimônio Histórico, Praças e Espaços de Convivência, Artes e Intervenções Urbanas, Boêmia e Gastronômica, e Rota da Fé, com depoimentos, performances e imagens de drone que transformam Cuiabá em palco vivo da cultura local.
O projeto envolve dezenas de artistas cuiabanos, como Coral Desvendar, Estela Ceregatti, Grupo Sasminina, banda Strauss, Karola Nunes, Caio Espíndola e Pretta Jana, que se apresentam em locais emblemáticos como Praça da Mandioca, Museu da Imagem e do Som, Escadaria do Beco Alto e Morro do Bom Despacho.
Segundo a secretária adjunta de Turismo da Sedec, Maria Letícia Costa, o projeto valoriza a história e a identidade cuiabana, promove a economia criativa e consolida o Centro Histórico como polo turístico e cultural, integrando tradição e inovação e contribuindo para o desenvolvimento econômico sustentável da cidade.
“Mais do que um documentário, ele transforma o Centro Histórico em um roteiro turístico vivo, onde ruas, praças, igrejas e espaços boêmios contam a história da cidade e recebem a expressão dos nossos artistas locais. É uma oportunidade única para moradores e visitantes redescobrirem a alma de Cuiabá, integrando turismo, cultura e economia criativa”.
Roteiros apresentados
O documentário apresenta diferentes circuitos turísticos elaborados para estimular a economia criativa, gerar oportunidades e fortalecer a conexão entre moradores e visitantes. Entre eles estão: Caminhos do Centro Histórico, Sabores da Cidade, Arte e Cultura Viva, Natureza e Aventuras e Turismo de Experiência.
Esses roteiros contemplam locais como o Centro Histórico, Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho, Museu do Rio Cuiabá, Mercado Municipal, Palácio da Instrução e Casa do Artesão.
Além de promover os atrativos locais, o documentário busca despertar o orgulho dos mato-grossenses em relação à própria história e patrimônio, fortalecendo o sentimento de pertencimento e a preservação das tradições.
O projeto é uma realização do Instituto Cordemato, com apoio do Governo do Estado, Assembleia Legislativa, IFMT, Prefeitura de Cuiabá, Centro Audiovisual Luiz Marchetti e Muxirum Cuiabano.
Marli Zulske, de 49 anos, sofreu uma descarga elétrica enquanto limpava uma descascadora de alho…
Vítima foi identificada como Ezequiel Lucas Mangere, de 13 anos. Um adolescente de 13 anos morreu…
Unidade conta com 290 leitos e vai atender casos de alta complexidade, com capacidade para…
Programa SER Família Habitação entregou 597 casas do Residencial Jardim dos Ipês em Primavera do…
Governador entregou 597 moradias pelo SER Família Habitação e autorizou obras de infraestrutura e educação…
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) e a Polícia Militar (PMMT)…